Perguntas Frequentes
Como funciona uma conta institucional?
O novo serviço, oferecido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, é uma credencial de acesso composta de um login e senha únicos destinada aos alunos, professores, técnicos administrativos, terceirizados e colaboradores da UFVJM. Esta credencial permite/possibilita o acesso a alguns serviços digitais como o Sistema de Gestão Acadêmica (e-Campus), Sistema de Gestão de Chamados (GLPI), Gerenciador de Conteúdo Plone (Novo Portal UFVJM), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de Reutilização de Materiais (Reuse UFVJM) e ao e-mail institucional da UFVJM.
Para que eu preciso de uma conta institucional?
A conta institucional é necessária para o acesso aos serviços e sistemas oferecidos na UFVJM, como o Sistema de Gestão Acadêmica (e-Campus), Sistema de Gestão de Chamados (GLPI), Gerenciador de Conteúdo Plone (Novo Portal UFVJM), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de Reutilização de Materiais (Reuse UFVJM) e ao e-mail institucional da UFVJM. Em breve, também será possível realizar login nas redes wi-fi e cabeada dos quatro campi.
Quais os pré-requisitos necessários para ter uma conta institucional?
Ser aluno regularmente matriculado, egresso, professor, técnico administrativo, estagiário ou terceirizado da UFVJM com vínculo ativo.
Uma conta institucional tem prazo de validade?
Sim. Uma conta institucional estará disponível enquanto o usuário possuir vínculo ativo nos sistemas da UFVJM, ou seja, o usuário necessariamente ainda precisa possuir vínculo com a UFVJM ou ter o direito de acesso a algumas informações, como por exemplo, alunos que já concluíram o curso de graduação e/ou pós-graduação.
Posso escolher qualquer nome para o login da minha conta institucional?
Não. O sistema irá sugerir algumas opções de login institucional de acordo com o nome completo do usuário e que ainda estiver disponível na base de usuários da UFVJM. A definição do login também segue as orientações disponíveis nos documentos Padrões de Interoperabilidade (ePing) e Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico.
Não estou de acordo com o login da conta institucional sugerido pelo sistema, o que devo fazer?
Uma vez definido um login da conta institucional o mesmo não poderá ser alterado, porém, caso as opções sugeridas pelo sistema incorram em cacofonia ou problemas semelhantes o usuário poderá abrir um chamado via solicitação no sistema GLPI acessando o endereço https://glpi.ufvjm.edu.br/ para que o suporte técnico possa analisar o caso individualmente.
Esqueci meu login da conta institucional, como posso recuperá-lo?
Acesse o Portal de Sistemas Integrados através do link https://sistemas.ufvjm.edu.br/recuperar-usuario e informe o seu CPF e a data de nascimento. Por último, clique em "Enviar".
Esqueci minha senha, como posso recuperá-la?
Acesse o Portal de Sistemas Integrados através do link https://sistemas.ufvjm.edu.br/ e clique no botão "Recuperar senha" localizado à direita na parte superior da tela. Em seguida, informe o seu usuário institucional e clique em "Enviar".
Como posso alterar minha senha?
Acesse o Portal de Sistemas Integrados através do link https://sistemas.ufvjm.edu.br/ e clique no botão "Alterar senha" localizado à direita na parte superior da tela. Em seguida, informe o seu usuário institucional, a senha atual e a nova senha desejada. Por último, clique em "Enviar".