Solicitar o histórico de graduação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
Os discentes, ex-discentes ou graduados da UFVJM poderão solicitar a emissão do histórico, que é o documento oficial que comprova a situação acadêmica referente ao seu rendimento escolar. Nele estarão descritas as unidades curriculares cursadas, bem como os dados relativos ao curso.
Discentes, ex-discentes e graduados da UFVJM.

1 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa correspondente ao serviço

DOCUMENTAÇÃO

CPF.


CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer Web: Pag@UFVJM
computer Web: Taxas para emissão de documentos


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato.


CUSTOS

Taxa para emissão de Históricos:
Discentes em curso - R$ 15,00;
Ex-discentes - R$ 20,00;
Graduados (1ª via) - Gratuito.
Graduados (2ª via) - R$ 20,00.


2 Solicitar a emissão do histórico.

O discente deverá preencher, imprimir e assinar manualmente, ou assinar digitalmente o requerimento de histórico e enviá-lo por e-mail, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa.
A emissão da 1ª via do histórico para graduados é gratuita, conforme disposto na Portaria MEC nº 1.095/2018.

DOCUMENTAÇÃO

Requerimento de histórico de graduação
Número de matrícula;
Endereço de e-mail;
Comprovante de pagamento da taxa referente à primeira etapa.


CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

computer E-mail: Campi Diamantina: ddla@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus do Mucuri: ddlato@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Não estimado ainda.


CUSTOS

Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


3 Envio do histório

Após a emissão e assinatura, o Histórico será encaminhado para o e-mail do solicitante.

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Em média 30(trinta) dias úteis, a contar da solicitação.


CUSTOS

Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Quanto tempo leva?

Em média 30(trinta) dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço gera os seguintes documentos: Históricos para discentes em curso: válidos durante o semestre letivo e até a emissão de um histórico atualizado. Históricos para ex-discentes e graduados: sem validade determinada.

Legislações

Portaria DAU/MEC nº 33, de 02 de agosto de 1978 ;
Lei nº 9.394 de 20/12/1996 - LDB ;
Parecer CNE/CES nº 379, aprovado em 08 de dezembro de 2004 ;
Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 - Enade ;
Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018 – Enade ;
Portaria Normativa MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018 ;
Resolução nº 15/CONSU, de 27 de setembro de 2018 ;
Resolução Consepe nº 24/2025 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM. .

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Documentos e Lançamentos Acadêmicos/DDLA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 - Diamantina/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Documentos e Lançamentos Acadêmicos/DDLATO.Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h.

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 - Janaúba/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h.

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ . Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Web: E-mails
E-mail Campus Diamantina: ddla@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: ddlato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Não exitem outras condições no local de atendimento ao usuário além do previsto na Lei nº 13.460/17.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000