Solicitar o histórico de graduação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

Os discentes, ex-discentes ou graduados da UFVJM, poderão solicitar a emissão do histórico, que é o documento oficial que comprova a situação acadêmica referente ao seu rendimento escolar. Nele estarão descritas as unidades curriculares cursadas, bem como os dados relativos ao curso.

Quem pode utilizar este serviço?

I - Discentes;
II - ex-discentes;
III - graduados.

Etapas para a realização deste serviço

1 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa correspondente ao serviço

Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322

Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: inserir o valor total do serviço, conforme taxas definidas pela Instituição
Valor total: inserir o valor total do serviço, conforme taxas definidas pela Instituição

O sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), a qual deverá ser paga em uma agência do Banco do Brasil. Caso faça opção pela postagem da declaração via correios, o discente poderá emitir a GRU incluindo o valor da taxa, que poderá variar de acordo com o número de folhas a serem enviadas, conforme Resolução CONSU nº 15/2018. A 1ª via do histórico para graduados é gratuita, conforme disposto na Portaria MEC nº 1.095/2018.

Documentos CPF.


Custos Taxa para emissão de Históricos:
Discentes em curso - R$ 11,06;
Ex-discentes - R$ 16,60;
Graduados (2ª via) - R$ 16,60.

Taxa para postagem via correios:
Postagem de documentos (registrado) - Até 3 folhas - R$ 8,35;
Postagem de documentos (registrado) - Até 5 folhas - R$ 9,46;
Postagem de documentos (com AR) - Até 3 folhas - R$ 13,88;
Postagem de documentos (com AR) - Até 5 folhas - R$ 14,99.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o site


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


2 Solicitar a emissão do histórico.

O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de histórico e enviá-lo por e-mail ou protocolá-lo no setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos, no campus de oferta do curso, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa. A emissão da 1ª via do histórico para graduados é gratuita, conforme disposto na Portaria MEC nº 1.095/2018, sendo necessário apenas o envio do requerimento preenchido e assinado.

Documentos Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Endereço residencial;
Comprovante de pagamento da taxa referente à primeira etapa.


Documentos a serem preenchidos Requerimento de Histórico Graduação


Custos Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Canal de prestação do serviço Presencial: Setor responsável pela emissão de documentos da Prograd, no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails
E-mail Campus Diamantina: ddla@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: ddlato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


3 Acompanhar a solicitação

O discente deverá acompanhar a solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e aguardar a comunicação para retirada do histórico.

Documentos Endereço de e-mail informado no requerimento.


Custos Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Canal de prestação do serviço Web: E-mails
E-mail Campus Diamantina: ddla@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: ddlato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Após receber a comunicação, via e-mail, informando que o histórico já está disponível, o usuário deverá retirá-lo pessoalmente ou através de um representante, no setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos no campus de oferta do curso ou aguardar o recebimento do mesmo, caso tenha solicitado a postagem via correios.


4 Retirar o histórico ou aguardar recebimento via correios

Após receber a comunicação, via e-mail, informando que o histórico já está disponível, o usuário deverá retirá-lo pessoalmente ou através de um representante, no setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos no campus de oferta do curso ou aguardar o recebimento do mesmo, caso tenha solicitado a postagem via correios.

Documentos Pessoalmente: O usuário deverá apresentar um documento de identificação com foto.
Representante: O usuário deverá encaminhar e-mail para o setor responsável pela emissão do documento, informando o nome e o número do documento de identificação do seu representante, que também deverá apresentar o referido documento no ato da retirada do histórico.


Custos Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Canal de prestação do serviço Presencial: Setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Postal: Agência dos Correios.


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Em média 30(trinta) dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço gera os seguintes documentos: Históricos para discentes em curso: válidos durante o semestre letivo e até a emissão de um histórico atualizado ou até a conclusão do curso. Históricos para ex-discentes e graduados: sem validade determinada.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de ensino a distância, Graduados e ex-discentes.

Legislações

Portaria DAU/MEC nº 33, de 02 de agosto de 1978 ;
Lei nº 9.394 de 20/12/1996 - LDB ;
Parecer CNE/CES nº 379, aprovado em 08 de dezembro de 2004 ;
Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 - Enade ;
Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018 – Enade ;
Portaria Normativa MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018 ;
Resolução nº 15/CONSU, de 27 de setembro de 2018 ;
Resolução nº 11/CONSEPE, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM .

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Documentos e Lançamentos Acadêmicos/DDLA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 - Diamantina/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h.

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Documentos e Lançamentos Acadêmicos/DDLATO.Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h.

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 - Janaúba/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h.

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ . Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG.Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h.

Web: E-mails
E-mail Campus Diamantina: ddla@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: ddlato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Não exitem outras condições no local de atendimento ao usuário além do previsto na Lei nº 13.460/17.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000