Solicitar dilação do prazo máximo para integralização curricular
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Em face de situações especiais, devidamente comprovadas, o discente poderá requerer a dilação do prazo
máximo para integralização curricular, conforme período estabelecido no calendário acadêmico. A dilação de
prazo poderá ser concedida aos discentes que comprovarem o atendimento simultâneo dos seguintes critérios:
Comprovação de situação especial que justifique a solicitação:
a) motivos de saúde devidamente periciados pela Diretoria de Atenção à Saúde (DASA) da UFVJM por ocasião de sua ocorrência;
b) necessidades especiais que comprometam o processo de ensino aprendizagem durante o curso, desde que comprovado o acompanhamento pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão da UFVJM;
c) casos de força maior, devidamente comprovados e submetidos à análise da Prograd, entendidos como aqueles acontecimentos relacionados a fatores externos, independente da vontade do requerente, que impeçam o cumprimento de suas obrigações.
d) casos em que a responsabilidade da não conclusão do curso for de responsabilidade da UFVJM.
- Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM, que se encontram no último período letivo do prazo máximo de integralização curricular.
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1 Solicitar dilação de prazo
O discente deverá preencher e assinar o requerimento de dilação de prazo, anexar o formulário de justificativa e os documentos comprobatórios. Os documentos deverão ser enviados por e-mail para o setor responsável pela matrícula no campus de oferta do curso, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.
O discente do campus do Mucuri deve preencher o Formulário de Dilação de Prazo por meio deste link Formulário de Dilação de Prazo
CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
computer E-mail: Campi Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
computer E-mail: Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br
DOCUMENTAÇÃO
Requerimento de Dilação de Prazo
Número de matrícula;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular;
Documentação comprobatória da justificativa apresentada para a não conclusão do curso no prazo máximo de integralização curricular.
TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA
Não estimado ainda.
CUSTOS
Este serviço é gratuito ao usuário.
2 Obter o resultado da solicitação
O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e poderá acessar o Sistema de Gestão Acadêmica/e-Campus para confirmar o lançamento do(s) período(s) concedido(s) de dilação de prazo.
CANAIS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
computer Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí drca.unai@ufvjm.edu.br
computer Web: Acesse o sistema e-Campus
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Quanto tempo leva?
Em média 30 (trinta) dias úteis a contar da solicitação.
Validade do Documento?
"A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário”.
Legislações
Resolução Consepe nº 24/2025 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.
Responsável pelo atendimento
Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.
Forma de comunicação com o prestador do serviço
Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 21h
Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h
Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822
Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.brTratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000.