Fornecer assistência odontológica

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace)

O que é?

O atendimento odontológico da Clínica Odonto-Proace da UFVJM, campus Diamantina, é uma parceria entre a Proace e o Curso de Odontologia da UFVJM. Abrange educação e promoção em saúde por meio de procedimentos de Atenção Primária e Secundária, e encaminhamentos às clínicas odontológicas especializadas da instituição, quando necessários. Objetiva, por meio da coordenação do curso de Odontologia e seus estagiários, supervisionados pela dentista-perita da Proace, ofertar procedimentos preventivos e restauradores em saúde bucal ao público-alvo possibilitando o diagnóstico precoces e a limitação dos danos.

Quem pode utilizar este serviço?

Comunidade interna da UFVJM:
I - Docentes;
II - Técnicos administrativos;
III - Estudantes (prioritariamente aqueles assistidos pela DAE-Proace).

Etapas para a realização deste serviço

1 Reunir-se com Reunião com os Estagiários do Curso de Odontologia

Reunir supervisora e estagiários para planejar a execução das atividades de da Clínica de Estágio Supervisionado ( Clínica Ododnto-Proace), com definição de dias, turnos e horários. Nesta reunião é solicitada listagem de bolsistas do Programa de Assistência Estudantil, que será disponibilizada em seguida.

Documentos Carteira Estudante- Número Siape.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Ludmilla Zaira Farnezi de Oliveira
Telefones: 3532-6052 / (38)98819-6716
Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Em torno de uma semana, até a lista ser disponibilizada pela DAE.


2 Agendar as consultas

Realiza agendamento por telefone, conferindo nas listagens se o
Solicitante faz parte do público-alvo, de acordo com a listagem dos bolsistas do Programa de Assistência Estudantil disponibilizada pela DAE-Proace.

Documentos Carteira Estudante- Número Siape.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Ludmilla Zaira Farnezi de Oliveira
Telefones: 3532-6052 / (38)98819-6716
Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Tempo suficiente para ajustar o horário da clínica com o do paciente.


3 Realiza atendimento odontológico supervisionado agendado anteriormente

Realizar atendimento odontológico simplificado, iniciando por um exame clínico e de saúde detalhado. Em seguida, é iniciado o tratamento preventivo e curativo posteriormente, e se necessário, tratamentos de maior complexidade, como cirurgias e endodontias são encaminhadas para a Clínica Integrada da UFVJM, para atendimento especializado.
A partir desta etapa, consultas seguirão reagendadas para dar continuidade aos procedimentos, até a alta clínica do paciente, que se dá com a conclusão do tratamento, dentro do que foi proposto no planejamento odontológico, possível de ser realizado no âmbito da Clínica Odonto- Proace.

Documentos Não se aplica.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário ( exceto se necessário peças protéticas como inlays-onlays, RMFs, placas clareamentos, quando o paciente deverá pagar os honorários DIRETAMENTE ao laboratório).


Canal de prestação do serviço Ludmilla Zaira Farnezi de Oliveira
Telefones: 3532-6052 / (38)98819-6716
Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Durante o decorrer do ano.

Validade do Documento?

Não gera documento ao paciente, mas seu prontuário fica arquivado com todos os seus registros.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Professores, Técnicos Administrativos.

Legislações

A Clínica Odonto-Proace é uma parceria da Odontologia com a DASa-Proace, dentro da Disciplina de Estagio Supervisionado em Odontologia Coletiva.

Responsável pelo atendimento

DASa-PROACE.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Telma G. A. Câmara Rodrigues
Telefone: 3532-6052
Web: E-mail: odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Ludmilla Zaira Farnezi de Oliveira
Telefones: 3532-6052 / (38)98819-6716
odontologia.proace@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.