Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes relacionadas ao trabalho e ações do Escritório de Processos


1. O que é uma cadeia de valor?

Representação gráfica dos processos principais que agregam valor à organização. Ou seja, é a forma pela qual a organização pode representar as atividades que desenvolve para tornar efetivos a sua missão e objetivos. Trata-se do alinhamento dos processos e atividades aos seus objetivos estratégicos, com base em seus macroprocessos, conforme a sua categoria (finalísticos, gerenciais ou de suporte).

2. O que é um macroprocesso?

Macroprocessos são os valores (resultados) entregues pela instituição de forma extremamente agregada, em uma visão mais ampla. Eles têm como objetivo comunicar em alto nível. Relacionam-se à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da instituição, sem muito detalhe de como são gerados. Todas as entregas da organização devem ser categorizadas em um macroprocesso estabelecido.

3. O que é um processo?

Um processo é definido como um fluxo de tarefas executadas por um ou mais atores de forma a gerar um produto ou serviço cíclico, ou seja, gerar um produto habitual para a organização.

Trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados (claramente definidos), com início e fim determinados. Processos tem um ordenamento lógico e, normalmente, são atividades utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo.

4. O que é um subprocesso?

Correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

Ex.: processo de pesquisa de preços (dentro do processo de licitação, pregão)

5. O que é uma atividade? (pop)

Atividade é a ação realizada por um ator específico em um momento específico do tempo, com o objetivo de gerar ou transformar uma informação, produto ou serviço.

Dica -> Resposta à pergunta: o que fazer?

6. O que é uma tarefa? (dentro do pop)

Correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos.

Dica -> Resposta à pergunta: como fazer?

7. O que é um ator?

Ator é a entidade responsável pela execução de uma atividade. Unidades administrativas e agentes envolvidos diretamente no processo. Na visão de Processos, pessoas (Ex.: João Silva) não são consideradas atores.

8. O que é mapeamento de processos?

Mapeamento de processos é o ato de descrever o funcionamento de um processo. A forma mais comum de se mapear um processo é a representação gráfica e objetiva das atividades dos processos, por meio de fluxogramas. O uso de fluxogramas auxilia na visualização de dimensões importantes do processo, como suas atividades, eventos, resultados, atores envolvidos, além de possibilitar ver no mesmo recorte várias atividades encadeadas.

9. O que é um redesenho de processo?

O redesenho de processo é uma proposta de melhoria no fluxo de trabalho, por meio da qual são eliminados recursos desnecessários, gargalos ou acrescentadas novas formas de desenvolver a atividade.

10. O que é gestão de processo?

Uma instituição com gestão de processo, apresenta a documentação e o registro de todos os processos desenhados, sendo assim monitorados para o seu funcionamento como o planejado.  Contudo, apesar de já ser um grande avanço para a instituição é uma visão bem restrita e limitada, pois só se tem uma descrição e a medição e não uma integração holística.

11. O que é gestão por processo? (EP irá implantar isto!)

Diferentemente da tradicional gestão de processos, que prevê os detalhes em cada sistema em operação, uma gestão por processos pode ser descrita como um trabalho dinâmico e em rede. Ou seja, basicamente todos os membros da instituição têm habilidade e competência para realizar qualquer atividade, não sendo restrito a apenas um ator.

12. O que é um gargalo?

Gargalo é uma restrição de desempenho em uma atividade no processo que cria acúmulo de trabalho fazendo com que as atividades a posteriori permaneçam ociosas.