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UFVJM planeja retorno das atividades acadêmicas

publicado: 11/05/2020 21h20, última modificação: 11/05/2020 21h50
Início das aulas poderá ocorrer no próximo mês de agosto

A fim de planejar o retorno gradual das atividades acadêmicas da UFVJM, o reitor da instituição, professor Janir Alves Soares, anunciou hoje a constituição de subcomissões de trabalho dentro da universidade, para que, de forma colegiada, possam discutir e preparar o retorno das atividades de forma segura e responsável.

Segundo o reitor, na primeira reunião de planejamento do retorno das atividades acadêmicas, realizada em abril, com os integrantes da Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio) da UFVJM e do Comitê Local de Enfrentamento da Pandemia, com o professor responsável, na instituição, pela coordenação dos trabalhos de diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid-19, Danilo Bretas, com os coordenadores dos cursos da área de saúde da universidade e com a diretora de Atenção à Saúde (Dasa) da universidade, profª. Cristiane Moura, foi estabelecida uma previsão de data para o reinício das atividades, que seria o próximo dia 3 de agosto, desde que o gráfico epidemiológico da pandemia em Minas Gerais, e no país, já esteja na fase de curva decrescente, ou seja, já esteja em declínio o número de pessoas infectadas e mortes.

“Foi deliberada também a ampliação do grupo de participantes nessas discussões, como, por exemplo, a inclusão dos diretores das unidades acadêmicas, para fortalecer a homogeneidade das ações em todos os campi. Desde então, estamos nos organizando e, na semana passada, a segunda reunião já contou com a presença dos diretores”, explica o reitor.

Na reunião da semana passada, a diretora da Dasa apresentou um levantamento sobre os itens de biossegurança necessários para os diversos ambientes de trabalho da UFVJM e os diretores das unidades acadêmicas ficaram com a responsabilidade de complementar o levantamento. Já o prof. Ricardo Barata, presidente da CPBio, apresentou suas contribuições e a pró-reitora de Graduação, profª. Cynthia Fernandes, informou os presentes sobre as deliberações do Conselho Nacional de Educação frente à pandemia.

De acordo com o reitor, a pró-reitora relatou sobre as estratégias de elaboração dos calendários acadêmicos com foco no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e no reinício progressivo das aulas, mediante calendários suplementares. “Nessa reunião, foi aprovada a formação de subcomissões com a participação de discentes e servidores técnico-administrativos com a finalidade de organizar os trabalhos. Para evitar informações falsas e desencontradas, foi criada também, uma subcomissão de divulgação das ações desse grupo de trabalho”.

De acordo com a pró-reitora de Administração, profª. Flaviana Verli, é prudente antecipar as discussões acerca do retorno das atividades do ensino presencial, tendo em mente que a pandemia irá requerer uma reorganização dos ambientes de trabalho, com a necessidade de aquisição de insumos específicos, material de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, luvas, capote/avental, óculos ou máscara facial, jaleco e toucas/gorro. “Será necessário adotar comportamentos preventivos para com a saúde do coletivo da comunidade acadêmica e de seus usuários”, pontua a professora.

“Quando as atividades forem retomadas, será preciso colocar em prática as normas de biossegurança de rotina, as normas específicas para o enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid-19, consonantes às recomendações dos órgãos de vigilância sanitária em saúde humana, bem como as normas aprovadas pelo Comitê Local de Enfrentamento da Pandemia na UFVJM”, explica.

 “A UFVJM mantém as diretrizes do isolamento social com a suspensão das atividades acadêmicas e a implementação do trabalho remoto, com exceção das atividades essenciais”, conclui o reitor, prof. Janir Alves Soares.