Conheça Diamantina

O Vale do Jequitinhonha é uma das doze mesorregiões do estado de Minas Gerais, formada pela união de 51 municípios agrupados em cinco microrregiões: Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Pedra Azul. 

Situado ao norte do estado de Minas Gerais, o Vale é amplamente conhecido, por um lado, em razão dos seus baixos indicadores sociais; por outro, por ser detentor de exuberante beleza natural e de riqueza cultural invejável, onde se encontram traços sobreviventes da cultura indígena e da cultura negra.

A região, que inicialmente pertenceu à Bahia, até o final do século XVIII, foi incorporada ao estado de Minas Gerais após a descoberta de diamantes no Tijuco – Diamantina e arredores.

O antigo Arraial do Tijuco passou a chamar-se Diamantina por situar-se literalmente sobre diamantes. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugal durante o século XVII.

A microrregião de Diamantina é composta por 8 municípios: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves.

Distância: 

      • Belo Horizonte: 302 Km 
      • Brasília: 710 Km
      • Janaúba: 360 Km
      • Teófilo Otoni: 363 Km
      • Unaí: 548 Km