Notícias

Institucional

UFVJM terá curso de Bacharelado em Geografia

publicado: 15/12/2025 15h08, última modificação: 15/12/2025 15h26
Aprovado pelo Consu, novo curso ofertará 30 vagas

O Conselho Universitário (Consu) da UFVJM, por meio da Resolução nº 48/2025, de 7/11/2025, aprovou a criação do curso de Geografia - bacharelado, que será ofertado pela Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH). Serão oferecidas 30 vagas anuais a partir do primeiro semestre de 2026, através do Sisu. O curso terá apenas uma entrada e será noturno.

De acordo com informações previstas no projeto pedagógico do curso, a criação do Bacharelado em Geografia, apoiada na infraestrutura acadêmico administrativa e no capital intelectual já consolidados pela licenciatura, responde simultaneamente a três desafios institucionais: ampliar a atratividade da oferta formativa em Geografia para perfis profissionais diversos; elevar indicadores de permanência, conclusão e inserção socioprofissional; e otimizar o uso de recursos docentes, laboratoriais e de gestão, hoje subaproveitados em razão do baixo número de estudantes por turma e da segmentação de percursos formativos.

Seu objetivo é formar profissionais com sólida base nos fundamentos teóricos e práticos da ciência geográfica, capacitados para analisar, compreender, interpretar e atuar na complexa dinâmica socioespacial e geoambiental. A expectativa é que o bacharel em Geografia graduado pela UFVJM reconheça a ciência geográfica como instrumento para conhecer, refletir e transformar a realidade, compreendendo-a como resultado da relação entre sociedade e natureza em sua totalidade.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Douglas Sathler, a criação do curso de Bacharelado em Geografia na UFVJM é fruto de um trabalho coletivo, cuidadoso e comprometido com a missão pública da universidade. “O projeto pedagógico está consistente e alinhado às demandas territoriais e socioambientais da região e do país. Esse curso fortalece a formação científica e crítica, pois formar bacharéis em Geografia é essencial para compreender, analisar e intervir de forma qualificada nas dinâmicas territoriais, ambientais e socioeconômicas. Esses profissionais são estratégicos para o planejamento, a gestão sustentável do território e a formulação de políticas públicas”, explica o pró-reitor.

 

Por Diretoria de Comunicação Social

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents