4ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia
- https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2026/4-edicao-da-olimpiada-brasileira-de-biotecnologia
- 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia
- 2026-05-04T10:00:00-03:00
- 2026-05-08T11:00:00-03:00
- 4 a 8 de maio de 2026 (1ª etapa)
- Quando
- 04/05/2026 10h00 até 08/05/2026 11h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde
- on-line
- Adicionar evento ao calendário
-
iCal
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec). Coordenada pela UFVJM, a iniciativa é desenvolvida em parceria com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país. Podem participar da competição científica, que estimula o aprendizado, a criatividade e a inovação por meio da biotecnologia, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições para escolas, estudantes e professores colaboradores devem ser feitas até o dia 27 de março de 2026.
A OBBiotec conta com duas etapas de prova. A primeira etapa será realizada de 4 a 8 de maio. A segunda etapa será no período de 16 a 18 de junho de 2026. O resultado final está previsto a partir do dia 31 de agosto de 2026. A participação é gratuita e as inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial da OBBiotec, que pode ser acessado aqui, no qual estão disponíveis os formulários para cadastro de escolas, professores e estudantes. Para auxiliar no processo de inscrição, a OBBiotec disponibiliza tutoriais com o passo a passo para cadastro de escolas, professores e estudantes.
A OBBiotec tem como coordenador nacional o professor do Departamento de Química da UFVJM Everton Luiz de Paula; e como vice-coordenadora nacional a professora do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM Leida Calegário de Oliveira. De acordo com a organização da OBBiotec, a ação tem como objetivo “contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia e da competição saudável que leve à busca por novas oportunidades, crescimento individual e desenvolvimento regional”.
O coordenador da olimpíada destaca que a OBBiotec é uma ação estratégica para aproximar os estudantes da educação básica do universo científico, especialmente da biotecnologia, de forma acessível, desafiadora e significativa. “Mais do que uma competição, a olimpíada estimula a curiosidade, o pensamento crítico e o protagonismo juvenil, além de fortalecer a relação entre escola, universidade e pesquisa. A cada edição, buscamos ampliar oportunidades, identificar talentos e mostrar que a ciência pode — e deve — fazer parte do projeto de vida desses jovens”, ressalta Everton.
Bolsas de Iniciação Científica Júnior
Além da olimpíada, também estão abertas as inscrições para as bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), destinadas exclusivamente a estudantes premiados na 3ª edição da OBBiotec. A iniciativa tem como objetivo incentivar a continuidade da formação científica desses jovens talentos, promovendo sua inserção em atividades de pesquisa orientadas.
Confira o calendário da 4ª OBBiotec – Datas importantes:
- Inscrições (escolas, estudantes e professores colaboradores): de 2 de fevereiro a 27 de março de 2026
- Provas da 1ª etapa: de 4 a 8 de maio de 2026
- Provas da 2ª etapa: de 16 a 18 de junho de 2026
- Resultado final: a partir de 31 de agosto de 2026
Para saber mais informações, acesse o site da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia e o perfil oficial da OBBiotec no Instagram.