Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Vídeos com experimentos científicos marcam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFVJM
Para marcar a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, que será realizada de 21 a 26 de outubro, o Projeto Parque da Ciência da UFVJM, de Diamantina (MG), disponibilizará experimentos científicos para todos os interessados no assunto. E não será necessário ir presencialmente na universidade para ver os experimentos. Eles estarão disponíveis no canal oficial do Parque da Ciência no YouTube. O objetivo da iniciativa é tornar o conhecimento mais acessível, e aproximar a comunidade da ciência. Neste ano, o tema da semana será “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento único para aproximar a sociedade da produção científica e mostrar como a ciência está presente em nosso dia a dia. Com a iniciativa do Parque da Ciência de Diamantina de disponibilizar vídeos de experimentos no YouTube, queremos ampliar o alcance da divulgação científica, despertando a curiosidade e o interesse de crianças, jovens e adultos. É uma forma de democratizar o conhecimento e inspirar novos futuros na ciência”, explica o coordenador do projeto do parque, o professor do Departamento de Química da UFVJM, Everton Luiz de Paula.
De acordo com Everton, foram produzidos quatro vídeos, que serão publicados semanalmente no canal, sendo que o primeiro já está disponível hoje (17/10), sobre o tema “Sistema Imunológico em Ação: como as vacinas protegem o corpo”. “Gravamos vídeos de experimentos simples, voltados para professores e alunos da educação básica, para que eles possam até replicar nas escolas, porque utilizam material do dia a dia e nada perigoso”.

Para conhecer os experimentos, acesse o canal do Parque da Ciência Diamantina.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada em 2004 e chega em 2025 à sua 22ª edição. Com ações presenciais e digitais em todos os estados, a SNCT promove o acesso democrático ao conhecimento, estimula a curiosidade científica e integra escolas, universidades, institutos de pesquisa, museus, empresas, governos e sociedade civil. O evento é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A organização da semana também conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à ciência e tecnologia.
Para conhecer as atividades da Semana, em todo o Brasil, acesse o site da SNCT.
Por Diretoria de Comunicação Social