Notícias
Oportunidade
UFVJM realiza intercâmbio Brasil-Américas
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFVJM publicou edital para seleção de estudantes e professores de origem hispano-americana para participarem da ação de extensão "Intercâmbio Brasil-Américas". Serão 96 horas de atividades de intercâmbio cultural promovidas por docentes e discentes dos cursos de Letras e Turismo da UFVJM, com aulas de Português para estrangeiros, aulas de Espanhol para brasileiros, visitas guiadas a sítios naturais e sítios históricos de Diamantina e realização de diversas oficinas de patrimônio. A ação é promovida pelos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 28 de abril, por meio eletrônico, com preenchimento de formulário eletrônico, que pode ser acessado aqui, conforme orientações disponíveis no edital.
De acordo com o edital, são oferecidas 20 vagas e “podem se inscrever estudantes e professores residentes em países de origem hispano-americana que tenham vínculo ativo com instituição de ensino e tenham interesse na língua portuguesa e cultura brasileira”. Como objetivos da ação estão: proporcionar aos estudantes e professores de origem hispano-americana a participação no programa "Intercâmbio Brasil-Américas", com foco na promoção e difusão, em âmbito internacional, dos diversos aspectos relacionados ao patrimônio e à cultura brasileira, como a língua, culinária, natureza, tradição, musicalidade; e proporcionar aos estudantes e professores da UFVJM e de Diamantina a participação no programa de Intercâmbio Brasil-Américas, oportunizando o aprendizado de idiomas e culturas estrangeiros.
O coordenador do programa "Intercâmbio Brasil-Américas" e professor do curso de Turismo da UFVJM, Gustavo Aveiro de Araújo, explica que a oferta de atividades de ensino e extensão, especialmente os cursos de idiomas, aos estudantes estrangeiros é uma prática comum na maioria das grandes universidades do Brasil e do mundo. “Acreditamos que o intercâmbio cultural pode contribuir para a motivação de estudantes a aprender outros idiomas e sobre culturas diversas. Por outro lado, a circulação de maior número de visitantes estrangeiros em Diamantina, além de estimular a economia local e regional, promove a internacionalização da prestação de serviços nos ramos de hospedagem, bares e restaurantes no município, portanto, também promove o desenvolvimento do turismo internacional. Para os estudantes do curso de Letras, as atividades dessa ação poderão contribuir especificamente com conteúdos relacionados ao ensino de idiomas para estrangeiros e, para os estudantes do curso de Turismo, especificamente, poderão contribuir com os conteúdos das disciplinas relacionadas à gestão de viagens, intercâmbios e eventos, turismo pedagógico e turismo internacional", destaca Gustavo.
Para saber todas as informações sobre o Intercâmbio Brasil-Américas, basta acessar o edital. Outras informações podem ser solicitadas por e-mail, para o endereço gustavo.dearaujo@ufvjm.edu.br.
Por Diretoria de Comunicação Social