Notícias
Formas de Ingresso
UFVJM oferece novo mestrado acadêmico em Política Social e Desenvolvimento Regional
A UFVJM oferece, agora, mais um mestrado acadêmico, o do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Desenvolvimento Regional, no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni (MG). Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mês de abril deste ano, o programa já está com edital aberto para seleção, oferecendo 12 vagas. As inscrições devem ser feitas no período de 1º a 10 de outubro de 2025, com entrada para o primeiro semestre letivo de 2026. Todas as informações sobre inscrição e processo seletivo estão descritos no edital disponível aqui.
De acordo com a coordenação do programa, o mestrado conta com participação de docentes dos cursos de Serviço Social e Ciências Econômicas da UFVJM. “O objetivo principal é atuar na formação de quadros docentes qualificados para graduação e pós-graduação, e na formação de profissionais inseridos em outras áreas de atuação, a partir da produção de conhecimento crítico qualificado, preocupando-se com as particularidades regionais, sem perder de vista suas conexões com o debate nacional”, destaca o professor do curso de Serviço Social do Campus do Mucuri, Ricardo Silvestre.
O professor explica que “o curso está organizado na área de concentração "Política Social, Trabalho e Desenvolvimento Regional" e duas linhas de pesquisa, que são respectivamente: "Teoria Social, Estado e Desenvolvimento" e "Políticas Sociais, Trabalho e Direitos Humanos". Desse modo, pretende-se realizar debates articulados ao modo de produção capitalista, bem como seu desenvolvimento econômico e a institucionalização histórica das políticas sociais, com enfoques sobre o desenvolvimento histórico da questão social e seus desdobramentos contemporâneos. Além disso, buscar realizar debates que contemplem os fundamentos ontológicos da constituição do trabalho, bem como a relação desse processo com a institucionalização de práticas profissionais, articuladas à relação entre Estado e Sociedade Civil”.
Sobre o público-alvo do programa, Ricardo informa que os egressos dos cursos de Serviço Social e Ciências Econômicas fazem parte do grupo. “A partir desse programa, poderão continuar seus estudos no nível da pós-graduação no território do Mucuri, mas também outros profissionais de áreas diversas como educação, direito, saúde, psicologia, etc., inseridos nas diversas políticas públicas nos diversos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, ressalta Ricardo.
Para o professor, “O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Política Social e Desenvolvimento Regional visa ocupar uma lacuna histórica existente no território do Vale do Mucuri em relação à existência de um PPG acadêmico, qualificado e capaz de produzir reflexão crítica e de qualidade sobre temáticas diversas e fundamentais para a compreensão desse território. Além disso, contribuir com o fortalecimento da universidade pública brasileira, organizada a partir de um ensino público, gratuito e de qualidade, capaz de desvelar as contradições da realidade para a construção de práticas políticas republicanas e voltadas para o bem comum”.
Além do edital já lançado, o Programa de Pós-Graduação em Política Social e Desenvolvimento Regional da UFVJM “inicia suas atividades também com existência de uma revista científica, criada também pelo coletivo de docentes que participa do programa, que recebeu o nome de Pensamento e Sociedade, que pode ser acessada aqui”, também destaca a coordenação do programa.
Outras informações podem ser acessadas no perfil do programa no Instagram.
Por Diretoria de Comunicação Social