Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
UFVJM conquista aprovação de Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral
A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou, no último dia 7 de março, o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, oferecido pela UFVJM, em parceria com a Santa Casa de Caridade de Diamantina e o Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Diamantina. O curso já conta com seu primeiro residente matriculado. Os candidatos estão sendo selecionados via Processo Seletivo Unificado (PSU) para Residência Médica de Minas Gerais, da Associação de Apoio às Residências Médicas (AREMG-MG).
Para o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, “a aprovação do programa e ampliação das vagas [de ginecologia e obstetrícia, de duas para três vagas] vem coroar o esforço de toda a nossa equipe Famed e vem atender às necessidades de saúde da nossa região. Estamos falando de formação médica de qualidade e da redução da espera para realização de procedimentos. Mais uma vez a nossa universidade contribui de maneira efetiva para a população dos nossos territórios. Gostaria de agradecer a disponibilidade da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, na pessoa da doutora Gisele Pires, e a nossa equipe Famed, na pessoa do professor Danilo Bretas”.
O diretor da Faculdade de Medicina (Famed), em Diamantina, professor Danilo Bretas de Oliveira, destaca que “a implementação desse Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral representa um importante passo para a consolidação da UFVJM como uma instituição de excelência no ensino superior e na formação de profissionais de saúde. Além disso, a parceria com a Santa Casa de Caridade de Diamantina e o Hospital Nossa Senhora da Saúde fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os residentes e contribuindo para a melhoria da saúde pública na região”.
Danilo detalha que o curso só conseguiu, efetivamente, começar, porque foi disponibilizada - resultado de articulação feita pelo reitor Heron, uma bolsa pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, do Ministério da Educação (MEC). “A UFVJM agradece à CNRM, ao MEC, à Santa Casa de Caridade de Diamantina e ao Hospital Nossa Senhora da Saúde pelo apoio e confiança depositados na instituição. E, para a equipe da UFVJM, os parabéns pelo trabalho incansável e pela dedicação à excelência!”, afirma o diretor.
De acordo com a secretária da Comissão de Residência Médica, a técnica da Famed Maiara Cristina de Souza Gonçalves, “a conquista é resultado do trabalho dedicado da Comissão de Residência Médica e da equipe da Faculdade de Medicina da UFVJM, liderada pelo diretor Danilo Bretas de Oliveira, que se empenharam em apresentar um projeto de qualidade e coerente com as diretrizes da CNRM; e, também, da reitoria, que garantiu a aprovação de bolsas para o programa, assegurando assim a viabilidade e a sustentabilidade do projeto”.
O Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, oferecido pela UFVJM, iniciou suas atividades no último dia 15 de março. Para saber mais informações sobre o curso, acesse o site da Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG).
Para mais informações sobre a Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM, em Diamantina, clique aqui.
Por Diretoria de Comunicação Social