Notícias
Oportunidade
Projeto de extensão Na Trilha do Mestrado em Educação: formação para pretos, pardos e indígenas está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para participar do projeto de extensão "Na Trilha do Mestrado em Educação: formação para pretos, pardos e indígenas". O projeto tem como objetivo promover ação formativa que apresente métodos, técnicas, conhecimentos e práticas de pesquisa que instrumentalizem na elaboração de projetos para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM. A oportunidade é para a comunidade interna e externa da UFVJM. Estão sendo oferecidas 150 vagas e as inscrições devem ser feitas até o próximo dia 10 de setembro, por meio de preenchimento de formulário, disponível aqui. O curso é totalmente gratuito e será realizado na modalidade on-line, com aulas aos sábados, ministradas por professores da UFVJM e outros convidados.
A professora do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, e coordenadora do projeto, Carla da Conceição de Lima, explica que o projeto é voltado para educadores (professores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, diretores e técnicos das secretarias de educação e superintendências regionais de ensino (SREs)), profissionais de instituições federais e graduandos das mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais. “Cabe ressaltar que esse projeto é gestado nas discussões étnico-raciais, na pluralidade de identidade, vozes, histórias e voltado para auxiliar no ingresso de pessoas que se autodeclarem pretas, pardas e indígenas no Mestrado em Educação. Para tal, conjuga a indissociabilidade entre teoria e prática, o encontro e a troca polifônica de saberes e experiências, bem como a disseminação de conhecimentos e práticas essenciais para a produção do projeto de pesquisa”, destaca.
Carla ressalta, ainda, que “o curso, que já atendeu mais de 200 cursistas no ano de 2024 e primeiro semestre de 2025, permite, ainda, refletir sobre a realidade educacional, interseccionada pelo contexto social, político, econômico, territorial e cultural no qual os participantes estão inseridos, sem perder de vista as discussões que primam pela emancipação e fortalecimento das minorias e das discussões étnico-raciais”.
O curso tem previsão para ser iniciado no próximo dia 13 de setembro e o encerramento para o mês de novembro de 2025. Para conhecer mais sobre o projeto de extensão Na Trilha do Mestrado em Educação: formação para pretos, pardos e indígenas, acesse o perfil do projeto no Instagram ou envie um e-mail para o endereço nastrilhasdomestrado@gmail.com.
Por Diretoria de Comunicação Social