Notícias
Institucional
Internet no campus-sede dobra de velocidade e beneficia usuários dos serviços da UFVJM
Notícia muito esperada pela comunidade acadêmica e usuários de todos os serviços prestados pela UFVJM, a internet do campus-sede da universidade acaba de ter a velocidade dobrada, passando a 2 Gigabytes (GB). A conquista deve-se à iniciativa e bom relacionamento da atual gestão da Reitoria e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFVJM com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgão do governo federal responsável pelo provimento de internet para instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa e inovação.
O aumento da capacidade da internet foi possível por meio da troca do equipamento e da alteração no contrato com a RNP. E os benefícios alcançam tanto a comunidade acadêmica de todos os campi da instituição, com a melhoria do acesso a sistemas indispensáveis como SouGov, Comprasnet, SEI e e-Campus, quanto os usuários externos, facilitando a busca por informações e serviços no portal e em outros dispositivos institucionais.
“Estamos felizes em anunciar essa importante conquista que atende a uma demanda antiga da nossa comunidade, inclusive externa e de outros campi, e que contribui muito para o desenvolvimento do trabalho na UFVJM”, celebra o reitor Heron Laiber Bonadiman. O superintendente de Tecnologia da Informação, Willian Leite Araújo, completa: “É um leque de possibilidades que se abre com essa melhoria de velocidade da internet. Deixamos mais livre o caminho para acesso às informações e para o estabelecimento de parcerias externas. O envolvimento direto do reitor no assunto foi fundamental para a conquista”.
O trabalho da RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma organização social brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por diversos ministérios do governo federal, que provê infraestrutura de internet de alta velocidade e serviços seguros para universidades, institutos de pesquisa e inovação em todo o Brasil, funcionando como um ecossistema para colaboração científica e digital. Foi pioneira na introdução da internet no país e hoje oferece infraestrutura de Rede Ipê, que interliga centros de pesquisa e universidades, e serviços de ConferênciaWeb (videoconferência), segurança digital e outras soluções para educação e cultura.
Por Diretoria de Comunicação Social