Notícias

Institucional

Campus do Mucuri fecha mês de novembro com importantes realizações

publicado: 09/12/2025 12h50, última modificação: 09/12/2025 12h50
Destaques para inauguração do Planetário e realização de seminário sobre saúde do homem

  
Reitor da UFVJM participa de inauguração do Planetário e realização de seminário sobre saúde do homem, no Campus do Mucuri (Fotos: Arquivo Diretoria do Campus) 

Nos últimos dias 24 e 25 de novembro, o Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni, foi palco de diversas e importantes realizações, com a participação do reitor Heron Laiber Bonadiman. A inauguração do primeiro planetário fixo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a realização, em parceria com o Hospital Bom Samaritano, do 1º Seminário Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata destacam-se entre as atividades. A programação contou também com visita técnica do reitor aos cursos e estruturas do campus, variadas agendas e reuniões com o poder público, lideranças locais, entidades de classe e setores econômicos, além de entrevistas e encontros com representantes da imprensa que cobre o Vale do Mucuri.

De acordo com o reitor, foram dias intensos e muito produtivos: “Foi uma oportunidade única de acompanhar a rotina da comunidade acadêmica do Campus do Mucuri, conhecer mais de perto e ouvir as demandas de cada setor. A nossa gestão tem se empenhado muito em resolver as pendências dos campi fora de sede, trazendo mais qualidade de vida para todos os usuários. E os resultados já podem ser vistos: investimento em obras de melhoria, momentos de diálogo e escuta ativa para a busca de soluções, fortalecimento de vínculos e reafirmação da nossa missão pública de transformação social”, comenta Heron.

“Vivenciamos um dos momentos mais significativos da história recente da UFVJM no Vale do Mucuri. A presença do reitor no campus, cumprindo uma agenda intensa e diversa, representou muito mais do que uma visita institucional: foi um ato de reconhecimento, dignidade, pertencimento e abertura definitiva da universidade para a sociedade que a acolhe há duas décadas”, celebra a diretora do Campus do Mucuri, Ivana Carneiro Almeida.

Estrutura ultramoderna promete experiência interativa e imersiva

  
Alunos de escola pública do município visitam Planetário da UFVJM, que é apresentado também a autoridades presentes (Fotos: Arquivo Diretoria do Campus)

 O primeiro planetário fixo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foi inaugurado no dia 25 de novembro. Com estrutura ultramoderna, cúpula climatizada, acentos reclináveis e projeção laser 4k, interativa e imersiva, o Planetário da UFVJM tem como objetivo despertar o interesse de estudantes de todas as idades e comunidade pela astronomia. O coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Exatas no Campus do Mucuri, Mauro Lúcio Franco, explica que o espaço será utilizado em atividades educativas, visitas escolares e aberto ao público em geral, fortalecendo o compromisso da UFVJM com a formação científica e a disseminação do conhecimento científico. “Trouxemos o que se tem de mais moderno no mercado de projeção imersiva. O visitante terá uma experiência interativa e imersiva, que vai aproximar os estudantes e a comunidade do fascinante universo das estrelas, planetas e galáxias”, destaca o professor.

Para o reitor Heron, a inauguração do Planetário da UFVJM simboliza a aposta no futuro, na ciência e em novos horizontes para crianças, jovens e adultos da região. O espaço já está aberto ao público em geral, de terça a sexta-feira. Os agendamentos e horários disponíveis estão no link disponibilizado no perfil oficial do Parque da Ciência da UFVJM no Instagram, que pode ser acessado aqui.

Saúde do homem em destaque
Reforçando o compromisso da universidade com temas relevantes para a saúde pública regional, a UFVJM e o Hospital Bom Samaritano realizaram, também no dia 25, o 1º Seminário Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, acadêmicos e representantes de instituições públicas para discutir estratégias de cuidado, diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer de próstata na região, por meio de palestras e outras atividades.


Ao lado do diretor-superintendente do Hospital Bom Samaritano, Guilherme de Castro, e da diretora do Campus do Mucuri, Ivana Carneiro Almeida, o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, participou da cerimônia de abertura. (Foto: Arquivo Diretoria do Campus)

Momentos de diálogo e escuta ativa
As comunidades acadêmicas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae); Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) e Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet) receberam a visita do reitor Heron para momentos de diálogo e de escuta ativa. O reitor conversou com equipes, estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos e conheceu laboratórios e outras estruturas de cada unidade acadêmica do Campus do Mucuri. Na oportunidade, foi reforçada a importância das áreas de engenharia, ciências, saúde e tecnologia para o desenvolvimento local.


Apresentação do projeto e visita às obras do novo prédio da Fammuc marcaram um avanço histórico para curso de Medicina (Foto: Arquivo Diretoria do Campus) 

Integração com poder público, lideranças locais, entidades de classe e setores econômicos
Abertura aos setores produtivos, parceria para o desenvolvimento do Vale, articulação regional, centralidade no território do Mucuri. Essas foram as marcas institucionais deixadas pela UFVJM a partir da participação do reitor em reuniões e encontros com sindicatos, associações empresariais e entidades profissionais, além de agenda com o prefeito de Itambacuri, Jovani Ferreira dos Santos.

    
Participação do reitor e servidores do Campus do Mucuri em encontro de integração institucional e desenvolvimento regional, no Sindcomércio, que reuniu empresários, secretários de governo, vereadores e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil (Gea), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Polícia Civil (Fotos: Arquivo Diretoria do Campus) 

Proximidade com imprensa: mais informação para sociedade
A visita do reitor e as importantes atividades realizadas no Campus do Mucuri nos dias 24 e 25/11 renderam uma valiosa proximidade com veículos de comunicação locais. A cobertura da inauguração do Planetário pela Inter TV Notícia (afiliada da TV Globo na região) e as entrevistas concedidas às rádios 98 FM e Imigrantes reforçaram a visibilidade institucional e ampliaram a comunicação da universidade com o público externo, permitindo que a comunidade compreenda os projetos, investimentos e compromissos da UFVJM.


Reitor Heron Laiber Bondiman e João Gabriel Fassbender Barreto Prates, coordenador de Relações Institucionais do hospital do câncer de Teófilo Otoni, são entrevistados na Rádio 98 sobre Seminário Saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata (Foto: Divulgação Rádio 98)


Professor Mauro Lúcio Franco, coordenador do Planetário da UFVJM, é entrevistado pela Inter TV Notícia. Acompanhe a reportagem aqui. (Foto: Arquivo Diretoria do Campus)

Homenagens em sessões solenes do Consu
Durante a passagem do reitor da UFVJM pelo Campus do Mucuri, foram realizadas duas sessões solenes do Conselho Universitário (Consu): entrega de títulos de Dignidade Universitária a alunos e servidores que se destacaram na trajetória de duas décadas da universidade e de Professora Honoris Causa (in memoriam) a Maria José Haueisen Freire, importante articuladora da criação da UFVJM. Confira no portal ufvjm.edu.br reportagens específicas sobre essas homenagens.

“Os dois dias de agenda no campus expressaram que a UFVJM vive um novo ciclo: mais humana, mais integrada, mais presente no território e plenamente consciente de sua responsabilidade com o Vale do Mucuri. A visita do reitor representou um verdadeiro reencontro histórico entre a universidade e a sociedade que sempre acreditou em seu papel transformador”, finaliza a diretora do Campus do Mucuri, Ivana Carneiro Almeida.


Diretoria de Comunicação Social