Notícias
Institucional
Aprovado curso de graduação em Psicologia para UFVJM
No último dia 10 de dezembro, foi publicada a Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) nº 898 no Diário Oficial da União, que autoriza o curso de graduação Bacharelado em Psicologia para a UFVJM. O novo curso terá início no primeiro semestre de 2026, com a oferta de 30 vagas por meio do Sisu 2026 e 15 vagas para o segundo semestre de 2026, além de 15 vagas destinadas ao Vestibular Único, totalizando 60 vagas.
De acordo com projeto pedagógico aprovado pelo Ministério da Educação, o curso de Psicologia da UFVJM terá como objetivo geral formar profissionais psicólogos generalistas, compromissados com o aprimoramento contínuo da ciência e da profissão, a partir de uma consistente base teórico-metodológica, e capazes atuar diante dos desafios profissionais que lhes serão apresentados mobilizando saberes, habilidades, atitudes, lidando com os fatores contextuais, e transformando-os em ação efetiva, ética e compromissada com a realidade social e os direitos humanos.
O projeto prevê duas ênfases para o curso, considerando as demandas sociais contemporâneas ou potenciais, assim como as características da instituição e da região onde ela está inserida. As ênfases curriculares escolhidas são “Processos Clínicos e Saúde Mental” e “Processos Educativos e Psicossociais” e terão como eixos definidores os processos de trabalho a serem adotados, levando em conta os vários níveis de complexidade, de modo a evitar a fragmentação da prática e constituir-se em estímulo ao desenvolvimento de novas formas e novos contextos de atuação.
Para o pró-reitor de Graduação da UFVJM, prof. Douglas Sathler, a criação do curso de Psicologia é resultado de um trabalho intenso, responsável e comprometido da Reitoria e Prograd, em conjunto com a comissão de implantação e com a Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), que compreenderam a importância dessa formação para a região. “Trata-se de uma conquista construída com diálogo institucional e planejamento acadêmico. O curso amplia o acesso à educação superior pública de qualidade e responde a demandas crescentes na área da saúde mental e do desenvolvimento humano. Mais do que abrir vagas, a UFVJM reafirma seu compromisso social com a formação ética, crítica e qualificada de profissionais. É uma oportunidade concreta que fortalece a universidade e transforma a vida nos nossos territórios de atuação”, afirma o pró-reitor.
Por Diretoria de Comunicação Social