Notícias
Institucional
20 Anos UFVJM: Conselho Universitário institui Medalha Frei Chico

Palestra do Frei Chico na 2ª Sintegra, em 2013 (Foto: Arquivo UFVJM / Arte: Dicom)
A partir de iniciativa da Reitoria da UFVJM para celebrar os 20 anos da universidade, o Conselho Universitário (Consu) acaba de instituir a dignidade universitária Medalha Frei Chico, por meio da Resolução Nº 13/2025. A comenda será concedida a pessoas ou instituições que tenham se distinguido, em sua trajetória e nos territórios de abrangência da UFVJM, nas seguintes áreas: produção cultural e artística (artes visuais, performáticas e literárias); desenvolvimento econômico; meio ambiente e sustentabilidade; educação; política; culturas populares; tradição; música; memória e patrimônio.
As comunidades interna e externa à universidade, como representantes das unidades acadêmicas da UFVJM e de associações de classe e movimentos sociais, são convidadas a indicar agraciados que estejam dentro do perfil. Para participar, é preciso enviar o nome com uma solicitação fundamentada à secretaria do Consu, pelo e-mail sec.conselhos@ufvjm.edu.br. Uma comissão designada pela Reitoria será responsável por receber a lista de todos os indicados e elaborar um parecer para subsidiar a decisão do Consu para a concessão da honraria, que será realizada anualmente a partir de 2025, marcando os 20 anos da UFVJM.
“Poder condecorar pessoas e instituições de destaque e, ao mesmo tempo, homenagear uma pessoa como o Frei Chico é algo muito simbólico para uma universidade que nasceu e cresceu no Vale do Jequitinhonha e que celebra agora os seus 20 anos. Frei Chico esteve presente em diversos momentos da história da UFVJM, participando de eventos acadêmicos voltados ao fortalecimento da tradição e da cultura das regiões de abrangência da universidade. Seu legado ecoa na missão institucional de promover a formação cidadã, a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento regional”, celebra o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman.
Concurso vai inspirar design da medalha
De acordo com o Artigo 9° da resolução, “A concessão da Medalha Frei Chico será certificada por diploma, placa ou medalha, sendo de competência da Reitoria tomar as providências cabíveis para emissão”. Para isso, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) está preparando a realização do 1º Concurso de Peças Artesanais da UFVJM - “Colares e Medalhas dos Vales”, cujas peças premiadas irão inspirar a confecção da Medalha Frei Chico, a ser concedida nas modalidades Grande Colar e Honra ao Mérito.
O concurso tem a finalidade de fomentar, promover, divulgar, circular e preservar a cultura popular dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, valorizando as técnicas artesanais e artísticas locais, especialmente aquelas relacionadas à confecção de peças em barro. Interessados em participar devem acessar o edital do concurso, que acaba de ser lançado pela Proexc. As inscrições estão abertas até 1º de agosto. Confira aqui!
Página eletrônica especial

Cabeçalho da página no portal da UFVJM dedicada à Medalha Frei Chico (Arte: Dicom)
Com o objetivo de reunir todas as informações sobre a nova condecoração, a Diretoria de Comunicação Social da universidade criou uma página eletrônica no portal institucional. Lá estão publicados dados sobre a honraria, um pouco da história do Frei Chico e sua relação com a UFVJM. Acesse e confira!
O homenageado
Franciscus Henricus van der Poel - Frei Chico - nasceu em 3 de agosto de 1940, na cidade de Zoeterwoude (Diocese de Rotterdam), Holanda. Entrou para a vida franciscana em 7 de setembro de 1960, quando ingressou no noviciado. Sua ordenação presbiteral foi no dia 14 de julho de 1967, ano em que passou a residir no Brasil. Amante da religiosidade popular, dedicou longos anos de sua vida pesquisando e registrando as rezas, os benditos, os remédios, as histórias do povo do Vale do Jequitinhonha. Vivendo em Araçuaí, empenhou-se incansavelmente no resgate de cantigas das lavadeiras, nas rezas de benzedeiras e tantas outras manifestações da cultura e religiosidade que corriam o risco de se perder. Fundou assim o coral Trovadores do Vale, cujo repertório é dedicado basicamente às cantigas populares. Faleceu no dia 14 de janeiro de 2023, em Belo Horizonte, por problemas de saúde.
https://ofm.org.br/frei-francisco-van-der-poel-comeco-do-principio-do-inicio-de-alguma-coisa/
(Com informações da Província Santa Cruz - Foto: Conrado Moreira/UFMG)
Frei Chico pertencia à Ordem dos Frades Menores (OFM) - Província Santa Cruz, sediada em Belo Horizonte. Sobre o seu legado fala o Ministro Provincial, Frei Vicente Paulo do Nascimento: “O Frei Chico, para nós da Província Santa Cruz, foi um frade holandês que, com a sensibilidade de evangelizador franciscano, conseguiu encontrar, recuperar a alma do povo do Vale do Jequitinhonha. Junto a várias pessoas da região de Araçuaí, aproximou-se e inseriu-se muito na cultura do Vale, através da música e das canções. Defino o Frei Chico como esse grande cancioneiro missionário que trazia alegria e levou a cultura popular para um lugar que deve ser respeitada. Trouxe a dignidade dos artistas populares para a cultura brasileira. Esse é o louvor, a gratidão que nós temos ao Frei Chico, dele dar esse exemplo de proximidade com os mais pobres, de valorização da cultura popular, de ajudar a apresentar a cultura popular ao Brasil e ao mundo. A figura do Frei Chico apresentava-se na alegria, era uma pessoa livre, que ia para além das estruturas eclesial e eclesiástica da Igreja, que tinha uma liberdade, uma vibração de viver a vocação franciscana e de apresentar a riqueza da nossa cultura popular e musical”.
Por Diretoria de Comunicação Social