UFVJM disponibiliza resultados do Censo da Educação Superior 2023

publicado: 23/07/2024 18h32, última modificação: 23/07/2024 18h33
Dados do Inep revelam que maioria dos docentes têm doutorado, e maioria dos alunos são do sexo feminino

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Avaliação Externa e Regulamentação (Avaex), disponibilizou os principais resultados da UFVJM no Censo da Educação Superior referente ao ano de 2023. Os dados foram coletados e informados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante o período de 1 de fevereiro a 14 de junho de 2024.

Entre os dados divulgados consta que, em 2023, a UFVJM contava com 9,2 mil alunos, 960 docentes e 659 técnicos administrativos. Entre os docentes, foi identificado que a maioria (77%) tem título de doutor; e entre os alunos, a maioria (61,5%) é do sexo feminino. Já entre os técnicos administrativos, 34% têm mestrado, e 7%, doutorado. Do quantitativo de alunos vinculados à UFVJM no ano passado, 12,8% concluíram o curso. Em 2023, a UFVJM somava 52 cursos de graduação, sendo 38 bacharelados e 14 licenciaturas. Em suas quatro bibliotecas, a universidade já contava com 24,7 mil títulos impressos.

O infográfico abaixo traz informações sobre o total de alunos vinculados à UFVJM em 2023, o quantitativo e a escolaridade de professores e técnicos administrativos da instituição, além de outros dados referentes à graduação.

UFVJM disponibiliza resultados do Censo da Educação Superior 2023

Sobre o Censo

De acordo com a recenseadora institucional da UFVJM, Cristielle de Jesus Costa, o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa estatística sobre as instituições de ensino superior, públicas e privadas, mais completo do Brasil. “A precisão na coleta e na declaração dos dados para o Censo Superior é de extrema importância para o fomento de políticas públicas para a melhoria da oferta dos cursos de graduação e para a distribuição adequada de recursos financeiros às instituições de educação superior”, destaca Cristielle.

O Censo da Educação Superior tem como objetivos:

• Oferecer informações estatísticas confiáveis que possibilitem conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior;
  • Subsidiar o Ministério da Educação com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade da oferta de cursos superiores;
  • Disponibilizar dados para o cálculo de indicadores de qualidade dos cursos;
  • Oferecer insumos para a Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capital (Matriz OCC), que é o instrumento de distribuição anual dos recursos orçamentários destinados à manutenção e funcionamento das universidades federais;
  • Subsidiar os gestores das instituições e demais gestores do governo na tomada de decisões estratégicas quanto ao ensino superior.

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior.

Por Coordenadoria de Comunicação Social