UFVJM conquista mais obras pelo Novo PAC do Governo Federal

publicado: 26/07/2024 11h22, última modificação: 26/07/2024 14h25
Inicialmente, estavam previstos R$ 8,65 milhões para quatro obras; agora, são R$ 19 milhões para sete obras, em todas as cidades onde a UFVJM tem campus

Em reunião realizada nessa quinta-feira (25/7), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o reitor Heron Laiber Bonadiman teve a confirmação de que a UFVJM será contemplada com mais obras pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal do que estava previsto inicialmente e foi anunciado no último mês de junho. Depois de constantes solicitações feitas pela gestão da universidade ao Ministério, a UFVJM conquistou mais recursos e realizará obras nas quatro cidades onde tem campus: Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Inicialmente, estavam previstos R$ 8,65 milhões para quatro obras; agora, são R$ 19 milhões para sete obras.

Em documento enviado pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede IFES do MEC, a UFVJM passa a ser contemplada com as seguintes obras:

• Construção do Restaurante Universitário e Praça de Serviço no Campus Janaúba, com previsão de recursos de R$ 1.500.000;
  • Construção do Restaurante Universitário e Praça de Serviço no Campus Unaí, com previsão de recursos de R$ 1.500.000;
  • Construção do Prédio da Medicina no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, com previsão de recursos de R$ 7.500.000;
  • Construção da Clínica Veterinária no Campus Unaí, com previsão de recursos de R$ 1.200.000;
  • Obra de Pavimentação e Urbanização - Etapa I, no Campus Janaúba, com previsão de recursos de R$ 1.000.000;
  • Obra de Pavimentação e Urbanização - Etapa I, no Campus Unaí, com previsão de recursos de R$ 1.000.000;
  • Conclusão do Bloco 03 da Moradia Estudantil, em Diamantina, com previsão de recurso de R$ 5.300.000.

As obras terão cronograma de execução definidos em comum acordo com o MEC, de acordo com a disponibilidade financeira.

UFVJM conquista mais obras pelo Novo PAC do Governo Federal
A diretora de Desenvolvimento da Rede IFES do Mec, Tânia Mara Francisco, o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman, e o coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação Superior do Mec, Aldous Pereira Albuquerque, durante reunião em Brasília, em 25 de julho de 2024.

Para o reitor da UFVJM, a ampliação de recursos e de mais obras representa uma grande conquista para a instituição e para as comunidades onde a universidade está presente. “Demos mais um importante passo para o caminho da reconstrução da nossa e de muitas universidades. Retomar uma obra parada e trazer dignidade para nossa comunidade me enche de orgulho e mais esperança. Teremos mais condições de cumprir a nossa missão institucional e formar pessoas com qualidade”, destaca o reitor.

A diretora de Desenvolvimento da Rede IFES do MEC, Tânia Mara Francisco, ressaltou, durante a agenda com o reitor, que o Novo PAC é um programa muito especial do governo federal porque colocou a educação dentro desse programa, sendo um ganho importante para as instituições de ensino. “Esses equipamentos que serão disponibilizados vão ajudar a nossa comunidade, vão beneficiar a nossa comunidade e toda a sociedade brasileira na produção do conhecimento, da pesquisa, da extensão, no acolhimento dos nossos alunos, na permanência estudantil também”, afirmou a diretora.

Assista o vídeo resultado da agenda do dia 25/7 entre a diretora de Desenvolvimento da Rede IFES do MEC, Tânia Mara Francisco, e o reitor da UFVJM, Heron Laiber Bonadiman:

Novo PAC

No último dia 10 de junho, foi lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) voltado às universidades federais e instituído pelo Decreto nº 11.632, de 11 de agosto de 2023. Entre os objetivos do programa, estão: ampliar os investimentos no país; promover o desenvolvimento inclusivo; social e regional; ampliar o acesso da população a serviços públicos de qualidade e fomentar a geração de emprego e renda.

O Novo PAC destinará R$ 5,5 bilhões para a expansão e consolidação das universidades federais e dos hospitais universitários no país. De acordo com o MEC, “os investimentos serão destinados à instalação de novos cursos de graduação, à ampliação da estrutura de assistência estudantil e à retomada de obras e consolidação da Rede Federal de Universidades. Serão R$ 3,17 bilhões destinados à consolidação das universidades federais. Ao todo são 338 obras, das quais 223 são novas obras, 95 serão retomadas e 20 que estão em andamento. Serão beneficiados direta e indiretamente mais de 1 milhão de estudantes universitários do Brasil”.

Saiba mais sobre o Novo PAC aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social