Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão Gepaf é premiado nacionalmente
A tecnologia social da Fossa Séptica Biodigestora (FSB) de placas desenvolvida e disseminada pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf) do Campus do Mucuri da UFVJM, e por comunidades rurais da região, foi uma das premiadas na 12ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologias Sociais. A FSB de placas, certificada pela FBB em 2021, concorreu na categoria: "Tecnologias sociais certificadas em edições anteriores", e foi uma das cinco iniciativas premiadas. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 21, em Brasília.
De acordo com uma das integrantes da equipe do Gepaf, a técnica administrativa Priscila Barbosa dos Santos, a premiação recebida, no valor de R$ 500 mil, será investida na replicação da tecnologia, conforme projeto apresentado à Fundação BB. “Um dos componentes da última etapa de seleção das finalistas foi a votação popular que aconteceu na Plataforma Transforma. A partir da colocação como um dos finalistas do prêmio, que foram nove, o Gepaf já participou da Semana Nacional de Tecnologia Social, em Brasília, e apresentou a proposta de replicação da tecnologia a uma Comissão de Seleção. O Gepaf foi representado na ocasião pelo coordenador do projeto, Luís Ricardo de Souza Corrêa, e pela estudante Kamila Ribeiro Lisboa”, detalha a integrante da equipe do projeto.
Equipe do projeto durante premiação (Fotos: Divulgação/projeto)
Para Priscila, "essa premiação, pra nós do projeto, representa muito mais que reconhecimento, é uma importante oportunidade de contribuir com a universalização do tratamento de esgoto na zona rural do Vale do Mucuri e também de pautar a questão do saneamento rural nacionalmente. Além disso, ela só foi possível graças ao engajamento e participação de parceiros, comunidades e de toda equipe Gepaf ao longo desses anos".
Mais sobre o Gepaf
O Gepaf desenvolve ações voltadas à promoção de saneamento rural na região do Vale do Mucuri e adjacências através do projeto 10envolver Saneamento Rural. A tecnologia social da Fossa Séptica Biodigestora (FSB) de placas foi desenvolvida pelo grupo e por comunidades rurais da região e vem sendo disseminada pelo grupo desde 2016.
Acompanhe as ações do Gepaf, acessando perfil do projeto no Instagram.
Por Coordenadoria de Comunicação Social