Ensino, Pesquisa e Extensão

Revista do curso de Turismo da UFVJM obtém ISSN

publicado: 02/10/2024 18h27, última modificação: 02/10/2024 18h27
Publicação tem como objetivo difundir o conhecimento científico sobre o turismo e temas correlatos

Revista do curso de Turismo da UFVJM obtém ISSN

A Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho (REVISPATTTUR), do curso de Turismo da UFVJM, obteve número de código Internacional Standard Serial Number, ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN), no último dia 10 de setembro. O ISSN é um tipo de código utilizado para registro internacional de documentos periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos, aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, e torna-se único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. A emissão do código é feita pelo Centro Brasileiro do ISSN, através do site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Para o coordenador do curso de Turismo, o professor Hugo Rodrigues de Araujo, “é com grande satisfação que anunciamos que, após dois volumes publicados da REVISPATTTUR, conseguimos obter o ISSN. Aproveitamos essa oportunidade para convidá-los a conhecer a publicação, em nosso site, bem como submeter seus trabalhos. A nova edição está prevista para ser publicada até a metade do ano que vem”.

Sobre a Revista

A Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho (REVISPATTTUR) foi criada em 2023, e está sob a coordenação editorial do Núcleo de Pesquisa em Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho (PaTTTur), vinculado ao curso de Turismo da UFVJM. A revista tem como objetivo difundir o conhecimento científico sobre o turismo e temas correlatos, visando ampliar as possibilidades de divulgação científica e o intercâmbio de informações sobre a temática.

Para a publicação, são aceitos trabalhos sobre o turismo em suas variadas abordagens, dialogando com outros campos do conhecimento, acolhendo saberes diversos, assim como pesquisadores e autores de diferentes instituições que atuam ou pesquisam o fenômeno do turismo. O público-alvo da revista são pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e gestores do turismo.
“O foco para submissão concentra-se em trabalhos frutos de pesquisas e ações acadêmicas que contribuam significativamente para o desenvolvimento do turismo e seu conhecimento científico. A REVISPATTTUR aceita a submissão de diversos tipos de trabalhos acadêmicos originais e inéditos, como: artigos científicos, artigos acadêmicos, resenhas, relatos de graduação, debates conceituais teóricos contemporâneos e entrevistas”, destaca o site da revista.

Política de livre acesso

A REVISPATTTUR oferece acesso livre e gratuito a todo o seu conteúdo por meio do site da revista, sendo que seus usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir e imprimir os textos completos da revista sem solicitar autorização, desde que para fins não comerciais e dando os devidos créditos. A publicação segue o princípio Open Acess, de disponibilização gratuita do conteúdo, visando maior democratização do acesso ao conhecimento científico.

Saiba mais sobre a Revista de Turismo: Patrimônios, Territórios Descoloniais e Trabalho (REVISPATTTUR) da UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social