Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 27/08/2024 15h40, última modificação: 27/08/2024 16h40
Iniciativa da universidade vai formar mais de 100 educadores da rede pública do Vale Jequitinhonha no tema

Projeto de extensão da UFVJM promove Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola 01

Por meio do projeto de extensão Escola Quilombo - Aquilombar no Jequitinhonha, a UFVJM deu início ao Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, com a realização do 1º Ciclo Formativo (Tempo Universidade), de 22 a 24 de agosto, no Campus JK, em Diamantina. A iniciativa da universidade conta com parceria da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N' Golo) e fomento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com as coordenadoras, o objetivo do Escola Quilombo é promover a formação continuada de 110 educadores da rede pública de educação do Vale Jequitinhonha, contribuindo para a efetivação da Educação Escolar Quilombola (EEQ). “O curso vai ao encontro da urgência da implementação da legislação sobre Educação Escolar Quilombola em nossa região, dando ênfase ao desenvolvimento de práticas e ações educativas em acordo com as realidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha”, explica a professora Paula Cristina Silva, umas das coordenadoras do projeto.

Em regime de alternância Tempo Quilombo e Tempo Universidade, o curso integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola e é voltado para profissionais da educação e lideranças quilombolas. Será realizado pela UFVJM de 22 de agosto a 14 de dezembro de 2024.

A equipe responsável é formada por servidores da universidade e por mulheres quilombolas:

Coordenadoras: Paula Cristina Silva e Anielli Fabiula Gavioli Lemes;

Formadores: Leila Aparecida da Silva, Andreia Ferreira dos Santos, Ângela Maria Martins Sousa, Bruno Novelino Vittoretto, Janaíne dos Anjos Ferraz e Meiriane Rafaela Assunção Guimarães.

1º Ciclo Formativo do Escola Quilombo - Tempo Universidade

Projeto de extensão da UFVJM promove Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola 02
Equipe do Escola Quilombo recebe 10 educadores no 1º Ciclo Formativo (Foto: Arquivo Escola Quilombo)

O 1º Ciclo Formativo do Escola Quilombo compreendeu o Tempo Universidade e foi realizado, principalmente, nas dependências da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) - Campus JK, em Diamantina, de 22 a 24 de agosto. Com o tema “O que é ser quilombola”, a equipe recebeu 10 educadores que atuarão como mediadores nos territórios dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Coronel Murta e Minas Novas.

A programação contou com roda de conversa sobre o funcionamento do curso, construção coletiva sobre os direitos quilombolas, oficina de teatro e caminhada.

O projeto de extensão Escola Quilombo - Aquilombar no Jequitinhonha é registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM sob no número 202203000861.

Por Coordenadoria de Comunicação Social