Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Projeto de extensão da UFVJM promove Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola
Por meio do projeto de extensão Escola Quilombo - Aquilombar no Jequitinhonha, a UFVJM deu início ao Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, com a realização do 1º Ciclo Formativo (Tempo Universidade), de 22 a 24 de agosto, no Campus JK, em Diamantina. A iniciativa da universidade conta com parceria da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N' Golo) e fomento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com as coordenadoras, o objetivo do Escola Quilombo é promover a formação continuada de 110 educadores da rede pública de educação do Vale Jequitinhonha, contribuindo para a efetivação da Educação Escolar Quilombola (EEQ). “O curso vai ao encontro da urgência da implementação da legislação sobre Educação Escolar Quilombola em nossa região, dando ênfase ao desenvolvimento de práticas e ações educativas em acordo com as realidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha”, explica a professora Paula Cristina Silva, umas das coordenadoras do projeto.
Em regime de alternância Tempo Quilombo e Tempo Universidade, o curso integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola e é voltado para profissionais da educação e lideranças quilombolas. Será realizado pela UFVJM de 22 de agosto a 14 de dezembro de 2024.
A equipe responsável é formada por servidores da universidade e por mulheres quilombolas:
Coordenadoras: Paula Cristina Silva e Anielli Fabiula Gavioli Lemes;
Formadores: Leila Aparecida da Silva, Andreia Ferreira dos Santos, Ângela Maria Martins Sousa, Bruno Novelino Vittoretto, Janaíne dos Anjos Ferraz e Meiriane Rafaela Assunção Guimarães.
1º Ciclo Formativo do Escola Quilombo - Tempo Universidade
Equipe do Escola Quilombo recebe 10 educadores no 1º Ciclo Formativo (Foto: Arquivo Escola Quilombo)
O 1º Ciclo Formativo do Escola Quilombo compreendeu o Tempo Universidade e foi realizado, principalmente, nas dependências da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) - Campus JK, em Diamantina, de 22 a 24 de agosto. Com o tema “O que é ser quilombola”, a equipe recebeu 10 educadores que atuarão como mediadores nos territórios dos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Coronel Murta e Minas Novas.
A programação contou com roda de conversa sobre o funcionamento do curso, construção coletiva sobre os direitos quilombolas, oficina de teatro e caminhada.
O projeto de extensão Escola Quilombo - Aquilombar no Jequitinhonha é registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM sob no número 202203000861.
Por Coordenadoria de Comunicação Social