Lançamento do livro Saúde, Espiritualidade e Arte: a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura

publicado 17/07/2024 17h56, última modificação 17/07/2024 17h56
19 de julho
19/07/2024
de 15h00 até 16h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Capa do livro Saúde, Espiritualidade e Arte a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura

O próximo dia 19 de julho será de lançamento do livro Saúde, Espiritualidade e Arte: a força de criar, dançar, cantar, rezar e fazer cura. Organizado pela professora do Departamento de Ciências Básicas da UFVJM, Silvia Regina Paes, o livro conta com a participação de autores do Brasil, Argentina e Portugal. Em formato on-line, o evento de lançamento será às 15 horas, com acesso disponível aqui. Depois do lançamento, a obra será disponibilizada no repositório da universidade, de forma gratuita e on-line, para toda a comunidade interessada no assunto.

De acordo com a organizadora do livro, a publicação será feita pela UFVJM e os temas do livro Saúde, Espiritualidade e Arte representam a importância das ciências ligadas à saúde abrirem-se para temáticas que geralmente não fazem parte do rol de interesse no campo da pesquisa e mesmo da extensão. “A saúde envolve uma complexa rede de conexões para ser compreendida e vivida. Nesse sentido, os artigos do livro nos mostram as diferentes possibilidades para a reflexão sobre a saúde, a espiritualidade e a arte em diversas perspectivas de análise”, detalha Silvia.

O evento de lançamento traz na programação momento para apresentação dos autores e dos temas do livro. “Devido às temáticas que aborda, esse é um importante evento para despertar possibilidades de diálogos com diferentes áreas de conhecimentos. Cada capítulo do livro mostra as possibilidades de abertura e compreensão para além da academia, mas da vida”, destaca a professora.

Conheça abaixo os títulos dos capítulos e seus autores:

1. Saúde e espiritualidade na perspectiva dos povos Tupi
Sassa Tupinambá

2. Natureza templo
Larissa Malty

3. Se não sente, sint(r)a: caminhadas liminares na natureza (mais do que) humana
Pedro Cuiça

4. A água enquanto fonte de cura: reflexões sobre os trabalhos corporais aquáticos e o uso artístico, terapêutico e espiritual da água
Bárbara Carolina Medeiros de Tompa

5. Conexões invisíveis: espiritualidade, saúde e arte em unidade nas culturas tradicionais
Silvia Regina Paes

6. Vale do Jequitinhonha: interculturalidade, intersubjetivação e encantaria