Ensino, Pesquisa e Extensão

Portas abertas: Faculdade de Medicina recebe alunos de escolas públicas

publicado: 04/10/2024 19h09, última modificação: 04/10/2024 19h09
Visitantes puderam vivenciar um dia como estudantes de Medicina

Portas abertas: Faculdade de Medicina recebe alunos de escolas públicas 1
Alunos são recebidos na UFVJM, para ação do projeto “Famed de Portas Abertas”

No último dia 28 de setembro, a Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM, em Diamantina (MG), abriu suas portas para receber 85 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio de Diamantina e região, para passarem um dia como estudantes de Medicina. A ação foi realizada pelo projeto de extensão Famed de Portas Abertas, organizado pelo Projeto Cais em parceria com a Faculdade de Medicina (Famed) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

De acordo com o aluno do curso de Medicina e membro do projeto Cais, Túlio Pereira Alvarenga e Castro, o projeto foi pensado como uma oportunidade dos estudantes de escolas conhecerem a universidade por meio de uma imersão, visando criar memórias afetivas, além de aprendizados básicos de saúde, de modo a incentivá-los a ingressarem no ensino superior. “O Famed de Portas Abertas completa sua terceira edição em 2024 recebendo estudantes das escolas estaduais diamantinenses Joaquim Felício dos Santos e Gabriela Neves, da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, de São João da Chapada, e da Escola Estadual Jerônimo Pontello, de Couto de Magalhães. Como uma novidade, uma turma de estudantes secundaristas matriculados no Cursinho Popular Arandu, um projeto de extensão também organizado pelo Projeto Cais que oferece aulas pré-vestibular três vezes por semana no Campus I da UFVJM, também participou da ação”, destaca o aluno.

Portas abertas: Faculdade de Medicina recebe alunos de escolas públicas 2
Alunos são recebidos na UFVJM, para ação do projeto “Famed de Portas Abertas”

Túlio detalha que, durante um dia completo, os estudantes visitantes participaram de atividades ministradas por alunos, docentes e técnicos administrativos da Famed e do PPGCS, nos laboratórios de Anatomia, Semiologia, Histologia e Biologia do Exercício e Imunometabolismo (Bioex). “Pela primeira vez, a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM) da Famed, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Diamantina, ofertou oficinas de suporte básico de vida. Além disso, o projeto de extensão Mentoria entre os Pares da Famed ensinou os meios para o ingresso na UFVJM. Na hora do almoço, o show ficou por conta da bateria da Atlética Macabra, do curso de Medicina, que presenteou os convidados com muita batucada”, conta o integrante do Cais.

Para o diretor da Faculdade de Medicina, o professor Danilo Bretas de Oliveira, o Famed de Portas Abertas é um projeto importantíssimo para a Faculdade de Medicina, para a UFVJM e para as escolas participantes, “pois a construção de uma grande escola médica no Vale do Jequitinhonha pasa por uma construção coletiva com a comunidade. Somos uma faculdade médica no Vale e para o Vale", afirma o diretor.

Portas abertas: Faculdade de Medicina recebe alunos de escolas públicas 3 Portas abertas: Faculdade de Medicina recebe alunos de escolas públicas 4
Estudantes visitantes puderam conhecer de perto a rotina dos alunos do curso de Medicina da UFVJM

Projeto Cais

O Projeto Cais é uma iniciativa do Centro Acadêmico Livre de Medicina Dr. Juscelino Kubitschek, fundado em 2020. Atualmente, o projeto conta com 60 estudantes de Medicina e tem como principal objetivo a promoção de saúde, educação e cultura no Alto Jequitinhonha. “O projeto iniciou realizando eventos acadêmicos e, por meio de apoiadores, auxiliando com alimentação, roupas e serviços famílias em vulnerabilidade social em comunidades tradicionais do Alto Vale do Jequitinhonha, o que acontece até hoje. Recentemente, o Projeto Cais também vem realizando, juntamente a professores médicos parceiros, consultas de pediatria em São João da Chapada, de modo a integrar o curso de Medicina nas comunidades diamantinenses”, informa outro membro do projeto e aluno da Famed, Henrique César Lopes Neves.

Atualmente, além de organizar os projetos de extensão Famed de Portas Abertas e o Cursinho Popular Arandu, “o Projeto Cais vem produzindo o documentário ‘Terras Preciosas’, que busca registrar histórias de comunidades tradicionais no território do Jequitinhonha e analisá-las através de um projeto de pesquisa do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista, Arte e Psicologia Fenomenológica”, ressalta, ainda, o aluno.

Henrique reflete que, “após o Projeto Cais imergir em diversas comunidades do Alto Vale do Jequitinhonha, especialmente distritos de Diamantina e municípios próximos, percebemos que parte de suas populações desconhecia a presença da UFVJM em nosso território e a grande maioria nunca esteve em um campus. O Famed de Portas Abertas, organizado pelo Cais, surgiu para dar oportunidade a estudantes secundaristas dessas localidades de conhecerem o Campus JK da UFVJM, de modo a incentivá-los a ingressar no ensino superior, aproximando cada vez mais a comunidade de nossa universidade”.

Para saber mais informações sobre o Cais, acesse o perfil do projeto no Instagram ou envie um e-mail para o endereço

Por Diretoria de Comunicação Social