Notícias

Institucional

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa

publicado: 08/10/2024 17h48, última modificação: 08/10/2024 17h47
Reitor e coordenadora de Relações Internacionais participam de atividades na Itália e França; memorando de intenções é assinado com Universidade de Siena

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 1
Reitor da UFVJM e outros reitores brasileiros na Embaixada do Brasil em Roma (Foto: GCUB)

No final do mês de setembro, o reitor Heron Laiber Bonadiman e a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, Etel Rocha Vieira, estiveram na Europa visitando universidades e participando de reuniões e conferências. O objetivo da viagem foi ampliar os acordos de cooperação com organismos e instituições internacionais, para aumentar o leque de oportunidades no exterior para os estudantes e servidores da UFVJM. Na agenda, constaram reuniões na Universidade de Siena (Unisi) e na Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), na Itália, e participações na 17ª Assembleia Geral e 14º Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em Roma / Itália, e na 34ª Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional 2024 (EAIE), em Toulouse / França.

O principal resultado do roteiro internacional foi a assinatura de um memorando de intenções entre a UFVJM e a Universidade de Siena (Unisi), na Itália, que prevê a possibilidade de intercâmbio de estudantes e pesquisadores e o desenvolvimento de projetos em conjunto de ensino e pesquisa. Por meio do documento, também será possível avançar com iniciativas de coorientação de teses de doutorado e de promoção de eventos partilhados, como conferências e simpósios. O reitor da Unisi, Roberto di Pietra, destacou o envolvimento da Universidade de Siena no projeto Mobility Confap Italy Program (MCI), que visa facilitar e apoiar a colaboração eficaz entre o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), do Brasil, e a Rede Italiana de Pesquisa Científica. Participaram da cerimônia de assinatura do memorando de intenções o reitor e a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM e o reitor e toda a equipe da reitoria da Unisi. A ação foi também noticiada no portal da Unisi.

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 2 Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 3 Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 4
Assinatura de memorando de intenções entre Unisi e UFVJM (Fotos: Etel Vieira)

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 5
Reitor e coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM são recebidos por reitor e equipe da reitoria da Unisi (Foto: Unisi)

Em Roma, o reitor e a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM participaram de reunião com representantes da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), sendo recebidos pela secretária-geral da instituição, Antonella Cavallari. A pauta foi a discussão de possibilidades de financiamento de intercâmbio de estudantes e pesquisadores, bem como de desenvolvimento de parcerias entre IILA e UFVJM. Conheça sobre a IILA em seu site oficial.

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 6
Heitor Heron Laiber Bonadiman e secretária-geral da IILA, Antonella Cavallari (Foto: Etel Vieira)

“O objetivo da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) é maximizar ao nosso corpo acadêmico oportunidades de estudar e/ou pesquisar no exterior. Muito além da formação técnico-científica que nossos estudantes e servidores possam alcançar no exterior, a vivência de uma cultura diferente propicia uma formação humanística imensurável. Viver em outro país exige capacidade de se adaptar a situações inesperadas e a práticas culturais diferentes, o que permite ampliar a compreensão das diversidades culturais e promove maior tolerância às diferenças”, pondera a coordenadora de Relações Internacionais da UFVJM, Etel Rocha Vieira.

Participação em eventos do GCUB e EAIE

Ainda na Itália, o reitor e a coordenadora de Relações Internacionais representaram a UFVJM na 17ª Assembleia Geral e 14º Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), em Roma. Os eventos tiveram como tema “Cooperação acadêmica internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural”. Confira como foi a programação no site do CGUB.

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 7
Etel Vieira em evento do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (Foto: Arquivo pessoal Etel Vieira)

Já a participação da Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM na 34ª Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional 2024 (EAIE), em Toulouse / França, permitiu a realização de reuniões e encontros com diversos parceiros internacionais (Universidad de Guadalajara - México, Universidad Nacional del Litoral - Argentina, Centrale Lille - França, Ankara University - Turquia) para a discussão de acordos de intercâmbio discente e de pesquisadores. Por meio do Ministério da Educação (MEC), as universidades brasileiras participaram com o stand Study & Research in Brazil. Com o tema “En route”, o evento teve mais de 6 mil participantes, de mais de 100 países, e buscou debater sobre tecnologias digitais, práticas sustentáveis e novas formas de apoiar o trabalho da comunidade de educação internacional. Para mais informações, acesse o site da EAIE e a notícia sobre o evento publicada no portal do MEC.

Oportunidades de intercâmbio e cooperação internacional são discutidas pela UFVJM na Europa 8
Stand do MEC reúne representantes de universidades brasileiras (Foto: Arquivo pessoal Etel Vieira)

Sobre a participação nos eventos internacionais, a professora Etel Vieira faz a seguinte reflexão: “Foram momentos importantes de discussão sobre a educação superior e a internacionalização, além de uma oportunidade de divulgação institucional e networking com possíveis parceiros, visando promover oportunidades de cooperação internacional”.

 

Por Diretoria de Comunicação Social