Oportunidade

Inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) são prorrogadas

publicado: 15/10/2024 15h36, última modificação: 15/10/2024 15h36
Novo prazo vai até o próximo dia 21 de outubro

Os cronogramas dos editais de seleção de estudantes dos cursos de licenciatura (estudantes de iniciação à docência) e professores da educação básica (supervisores) para integrarem a equipe de execução do projeto institucional da UFVJM no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) 2024-2026 foram retificados. Agora, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível nos editais. Outras datas do cronograma dos editais, como resultado final e início das atividades, também foram alteradas e devem ser conferidas pelos candidatos nos editais de retificação.

Estudantes

Os estudantes dos cursos de licenciatura da UFVJM selecionados no edital farão parte do cadastro de reserva e, sendo chamados, atuarão como bolsistas de Iniciação à Docência (ID) nos subprojetos que compõem o projeto institucional no âmbito do Pibid/Capes. A bolsa a ser concedida tem o valor de R$700. A inscrição deve ser feita pelo formulário.

Professores

Já os professores da rede pública e básica de ensino a serem selecionados (cadastro de reserva) atuarão como bolsistas supervisores nos subprojetos que compõem o projeto institucional no âmbito do Programa Pibid/Capes. A bolsa dos supervisores é de R$ 1.100. Interessados devem inscrever-se pelo formulário.

Iniciação à docência

De acordo com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros professores e os estudantes das escolas públicas. As bolsas de iniciação à docência são oferecidas aos estudantes dos cursos de licenciatura, ampliando a articulação entre o ensino superior e os sistemas estaduais e municipais de educação, estabelecendo corresponsabilidades entre a universidade e as escolas e valorizando a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional.

Acesse os editais aqui:

Por Diretoria de Comunicação Social