Oportunidade

Inscrições abertas para alunos, professores e tutores no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia

publicado: 21/06/2024 17h09, última modificação: 21/06/2024 17h09
São 80 vagas para alunos, 14 para professores e 8 para tutores

A UFVJM está com inscrições abertas para seleção de alunos, professores e tutores para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia (Engeo). São oferecidas 80 vagas remanescentes para alunos, com entrada prevista para segundo semestre acadêmico do ano de 2024; 14 vagas de cadastro de reserva para professores; e 8 vagas para cadastro de reserva para tutores. As inscrições para alunos devem ser feitas até o próximo dia 30 de junho, e para seleção de professores e tutores devem ser feitas até o próximo dia 29 de junho. Todas as informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais: para alunos, professores e tutores.

O curso de Especialização em Ensino de Geografia será oferecido gratuitamente nos polos de apoio presencial, na forma on-line, com carga horária de 360 horas, que incluem cumprimento de créditos e elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com aulas em plataforma virtual. Estão sendo oferecidas 11 vagas para o polo de Carlos Chagas; 10 vagas para Jaíba; 11 vagas para Jequitinhonha; 7 vagas para Lagamar; 14 vagas para Monte Azul; 18 vagas para São João da Ponte; e 9 vagas para Várzea da Palma. As vagas disponibilizadas para os candidatos em cada polo que não sejam preenchidas poderão ser transferidas para outros polos que possuam cadastro de reserva.

Os candidatos a vagas como aluno do curso devem possuir diploma de graduação, devidamente registrado, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. E também podem ser inscrever, no processo seletivo, os candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a conclusão desse curso seja anterior à data de matrícula para ingresso no curso de pós-graduação.

Para se candidatar a uma vaga de tutor, são requisitos: formação acadêmica indicada para a vaga; possuir vínculo profissional com o serviço público (municipal, estadual ou federal); possuir experiência mínima de um ano no magistério do Ensino Básico ou Superior; ou declaração de exercício da tutoria em cursos a distância no mínimo de um ano; e apresentar documentos exigidos pelo edital. Para participar do processo seletivo para professor formador I ou II da especialização é necessário ser professor efetivo do quadro da UFVJM ou ser servidor público (em exercício) e possuir vínculo docente (substituto, temporário ou voluntário) com a UFVJM.

De acordo com o coordenador do curso, o professor Cláudio Marinho, “A quarta edição do EnGeo (Especialização em Ensino de Geografia) é uma oportunidade para aperfeiçoamento profissional e uma maior aproximação entre professores da educação básica e a universidade”. Para saber mais informações sobre a especialização, acesse o site do curso.

Todas as informações sobre os processos seletivos, como datas, documentação necessária, remuneração (no caso de professores e tutores) estão descritas nos editais, que estão disponíveis aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social