Notícias
Ensino, Pesquisa e Extensão
Forragicultura e manejo da adubação são discutidos em Dia de Campo realizado pela UFVJM
No último dia 29 de novembro, a UFVJM realizou um Dia de Campo com o objetivo de discutir temas relevantes e compartilhar conhecimentos sobre forragicultura e manejo da adubação. A sede do evento foi a Fazenda Experimental Rio Manso, pertencente à universidade, que recebeu cerca de 30 produtores, estudantes e profissionais do setor agrícola dos municípios de Couto de Magalhães de Minas, onde fica a fazenda, e de Diamantina.
Participantes do Dia de Campo reúnem-se na Fazenda Experimental Rio Manso (Fotos: Josimar Rodrigues Oliveira)
A comissão organizadora foi formada por estudantes das disciplinas do professor Daniel Ferreira da Silva (Departamento de Agronomia) e da professora Marcela Azevedo Magalhães (Departamento de Zootecnia), da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), com a contribuição do engenheiro agrônomo Josimar Rodrigues Oliveira e do técnico em agropecuária Paulo Eduardo Rabelo, servidores da UFVJM. O evento contou ainda com o apoio de parceiros importantes, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Prefeitura de Couto de Magalhães de Minas, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina.
Abordagem prática é destaque da programação
A programação do Dia de Campo foi dividida em estações que abordaram tópicos cruciais para o sucesso da forragicultura e manejo do solo. “Essa abordagem prática permitiu que os participantes observassem de perto as técnicas de manejo e os resultados obtidos”, comenta o engenheiro agrônomo Josimar Rodrigues Oliveira.
Na primeira estação, foram trabalhadas as técnicas de coleta de solo e interpretação da análise, calagem e adubação, além da identificação de plantas tóxicas. Já na segunda, o tópico foi a implantação de capineiras para confecção de silagens, quando os participantes tiveram a oportunidade de realizar o plantio de uma capineira de maneira prática, junto à equipe da professora Marcela. Na terceira e última estação, o Senar-MG apresentou seu portfólio de ação, além de orientações valiosas para os agricultores superarem seus entraves produtivos.
Participantes do Dia de Campo acompanham técnicas de manejo e resultados obtidos (Fotos: Josimar Rodrigues Oliveira e Paulo Eduardo Rabelo)
Outro destaque do Dia de Campo foi a presença do ex-aluno da UFVJM Cleberty José Rodrigues Ferreira, engenheiro agrônomo, que atualmente é analista técnico regional do Senar-MG. O profissional participou de uma das estações do evento, apresentando a forma de atuação e as parcerias possíveis de serem realizadas no campo por meio do Sistema Faemg-Senar.
(Foto: Josimar Rodrigues Oliveira)
“O Dia de Campo foi um verdadeiro sucesso, cumprindo seu objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking para todos os participantes. A UFVJM reafirma seu compromisso em promover eventos de qualidade que contribuam para o avanço da agricultura sustentável e inovadora, por meio da extensão universitária”, conclui o professor de Extensão Rural e coordenador do evento, Daniel Ferreira da Silva.
Por Diretoria de Comunicação Social