Institucional

Curso de Ciência e Tecnologia do Campus do Mucuri conquista nota máxima em avaliação do Inep

publicado: 27/03/2024 11h50, última modificação: 27/03/2024 11h50
Avaliação foi realizada entre os dias 20 e 23 de março de 2024

O curso de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet) do Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni, conquistou nota máxima, nota 5, no processo de renovação de reconhecimento do curso realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os avaliadores do Inep verificaram a realidade e especificidades do curso por meio de visita virtual in loco entre os dias 20 e 23 de março de 2024.

Curso de Ciência e Tecnologia do Campus do Mucuri conquista nota máxima em avaliação do INEP

Para a coordenadora do curso, professora Jakelyne Viana Coelho, a notícia é recebida com grande satisfação por todos os envolvidos. “Estamos muito felizes com a nota final, mas sabemos o quanto ainda temos para crescer e atingir o objetivo final nesta região. Foi um trabalho em equipe. Utilizaremos o resultado do relatório para melhorarmos cada vez mais”, destaca a coordenadora.

O diretor do Icet, professor Jairo Lisboa Rodrigues, ressalta que essa nota é fruto de um trabalho conjunto dos docentes, técnicos administrativos, terceirizados e discentes. “Todos ‘vestiram a camisa do Icet e do curso’ e, mesmo com diversos desafios e dificuldades, conseguimos provar que fazemos formação de excelência. Nesse sentido, passo mensagem de gratidão a todos os envolvidos no processo, desde os discentes e servidores, até os gestores envolvidos. A conquista é de todos nós. Parabéns à universidade pública, gratuita e de qualidade, que vem cumprindo seu papel na região onde está inserida!”, comemora o diretor.

Confira a análise qualitativa do relatório, que destaca três dimensões:

Dimensão 1: De maneira geral, o Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFVJM apresenta adequada organização didático-pedagógica. Percebe-se que o curso atende às demandas do mercado em relação aos seus objetivos, justificativa e perfil do egresso. A estrutura curricular do curso está organizada de forma a atender as demandas de mercado. Ressalta-se como ponto positivo a organização curricular com um conjunto de disciplinas denominadas de Opção Limitada e Livre Escolha, as quais permitem aos discentes construir um percurso acadêmico de acordo com seu perfil e interesse, estimulando a formação de um egresso capacitado para o mercado de trabalho. Ainda destacam-se a empresa júnior integrada ao curso, assim como os projetos Dedo de Prosa (com) Ciência e Escritório Público, os quais qualificam o estudante e permitem que as ações no âmbito do curso ultrapassem os muros da IES.

Dimensão 2: Corpo docente e tutorial. O corpo docente do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) é composto por um total de 67 professores, e todos eles têm um regime de trabalho de tempo integral (40h ou 40h com dedicação exclusiva), sendo que 61 são professores efetivos e 6 professores substitutos. Dos professores efetivos todos possuem titulação stricto sensu em nível de mestrado ou doutorado. O NDE do curso é atuante e trabalha no acompanhamento e implementação do PPC. De acordo com os relatos dos discentes, os docentes demonstram uma notável disponibilidade para atender às suas necessidades acadêmicas. Um ponto a ser aprimorado é a produção dos docentes, pois, apesar de alguns terem uma boa produção, inclusive como bolsistas de produtividade do CNPq, não há uma distribuição equitativa de publicações entre a maioria dos professores.

Dimensão 3: Infraestrutura. A infraestrutura do Campus do Mucuri da UFJVM, utilizada pelo curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), demonstra plena capacidade em atender às necessidades tanto da instituição como do curso. É notável que todos os docentes desfrutam de sala de trabalho individuais, proporcionando um ambiente propício para suas atividades acadêmicas. A biblioteca, além de sua amplitude, disponibiliza um acervo digital e físico que atende satisfatoriamente às demandas do curso, conforme atestado pelo relatório de adequação do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Adicionalmente, as instalações contam com uma sólida estrutura de laboratórios que abrangem tanto a formação básica quanto a formação específica dos alunos de BC&T, contribuindo, assim, para um ambiente de aprendizado adequado. Um ponto a ser aprimorado é a sinalização de acessibilidade.

Sobre o curso de Ciência e Tecnologia

O curso de Ciência e Tecnologia (BC&T) visa proporcionar uma formação ampla, com foco na interdisciplinaridade, na inovação e sob a perspectiva de uma alta flexibilização curricular. Com carga horária de 2.400 horas e duração de 3 anos, o curso confere ao graduando habilitação, em nível superior, para apresentar-se ao mercado de trabalho, ingressar em cursos de Engenharia que adotam esse modelo de formação em dois ciclos, tanto na UFVJM como em outras instituições, e candidatar-se a cursos de pós-graduação.

Saiba mais sobre o curso de Ciência e Tecnologia do Campus do Mucuri da UFVJM aqui.

Por Coordenadoria de Comunicação Social