Consu homenageia servidor com Mérito Funcional

publicado: 10/06/2024 14h16, última modificação: 10/06/2024 14h16
Jairo Magalhães é servidor técnico-administrativo da UFVJM desde 2017

Consu homenageia servidor com Mérito Funcional - Imagem 1
Servidor homenageado pelo Consu, Jairo Farley Almeida Magalhães (Foto: Vinícius Reiser - Dicom/UFVJM)

O Conselho Universitário (Consu) da UFVJM realizou, na última sexta-feira, 7 de junho, sessão pública e solene especialmente para entrega da Dignidade Universitária de Mérito Funcional ao servidor técnico-administrativo em Educação Jairo Farley Almeida Magalhães. A mesa de honra da solenidade foi composta pelo reitor Heron Laiber Bonadiman, vice-reitora Flaviana Tavares Vieira e pelo servidor homenageado. Além dos membros do Conselho Universitário, prestigiaram a sessão colegas e amigos de Jairo Magalhães, ocupando totalmente a plateia da sala do Consu.

Consu homenageia servidor com Mérito Funcional - Imagem 2 Consu homenageia servidor com Mérito Funcional - Imagem 3
Integrante da mesa de honra, homenageado foi aplaudido de pé por todos os presentes (Fotos: Vinícius Reiser - Dicom/UFVJM)

A homenagem foi concedida por unanimidade pelo Consu, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo servidor, com dignidade humana, ética e postura profissional, na chefia da Divisão de Legislação e Normas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e no cargo de chefe de Gabinete da Reitoria, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios de atuação da UFVJM.

Consu homenageia servidor com Mérito Funcional - Imagem 4
Vice-reitora e reitor da UFVJM entregam Dignidade Universitária de Mérito Funcional a Jairo Magalhães (Foto: Vinícius Reiser - Dicom/UFVJM)

Emoção tomou conta da sessão solene

Todos os discursos da solenidade foram marcados pela emoção e gratidão. O reitor Heron Laiber Bonadiman citou, entre outras qualidades, a humildade, sentimento de justiça, liderança, zelo e dedicação de Jairo Magalhães como inspiração para os servidores da UFVJM e destacou a importância de se valorizar as práticas internas. “É uma honra imensa estar aqui hoje para prestar essa homenagem. Desde 2018, a universidade não homenageia nenhum servidor. Estamos voltando a criar confiança e é necessário fazer com que as pessoas voltem a acreditar nas instituições. O serviço público precisa passar por transformações”, disse o reitor.

Em sua fala, a vice-reitora Flaviana Tavares ressaltou a gratidão, reconhecimento, admiração e respeito da celebração especial: “É com grande emoção e honra que dedicamos este momento àquele que não só dedicou seus dias à educação e à nossa universidade, mas também à essência mais nobre do serviço público: o cuidado com as pessoas. Jairo, mais do que um servidor exemplar, é uma inspiração para nós. Sua dedicação, sua paixão pelo que faz e sua inabalável bondade são testemunhas do verdadeiro espírito universitário. Cada tarefa que desempenhou foi impregnada com um nível de excelência e comprometimento que não passaram despercebidos”.

A dedicação e o profissionalismo do servidor homenageado também foram destacados pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marina Ferreira da Costa, que trabalhou com Jairo na Progep. “Ele sempre fez muito além das suas obrigações administrativas. É uma fonte de inspiração para todos os servidores que querem fazer da UFVJM um lugar melhor”.

Finalizando os discursos, Jairo Magalhães agradeceu ao Consu pela concessão da honra; ao reitor e à vice-reitora pela confiança em seu trabalho, pela oportunidade e aprendizado; à família e amigos pelo apoio; aos colegas do Gabinete, da equipe de gestão, da Progep e de toda a UFVJM pelo suporte ao longo da sua carreira. “Dirijo-me ao professor Heron para dedicar-lhe esse título e para dizer que sua sabedoria, liderança e empatia me ajudaram a recuperar a fé em mim mesmo e na capacidade que as pessoas têm para construir dias melhores. Receber este reconhecimento neste momento é uma dádiva. Registro minha gratidão e minha disponibilidade para sempre atender ao chamado desta universidade, dos meus colegas e dos meus amigos”, afirmou, emocionado, o servidor homenageado.

Consu homenageia servidor com Mérito Funcional - Imagem 5
Jairo Magalhães recebe o carinho dos colegas da UFVJM (Foto: Vinícius Reiser - Dicom/UFVJM)

Por Coordenadoria de Comunicação Social