Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Boas práticas das Comunidades Tradicionais Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas são retratadas em produções audiovisuais

publicado: 13/12/2024 14h12, última modificação: 13/12/2024 14h13
Projeto de extensão da UFVJM lança curtas-metragens no dia 13/12

Panha de Flor; Roça de Toco; Quintais. São esses os títulos das três produções de curta-metragem que são lançadas no dia 13 de dezembro, no canal YouTube da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas - apanhadoras de flores sempre-vivas (Codecex), como parte de uma série sobre boas práticas adotadas pelas Comunidades Tradicionais Apanhadoras de Flores Sempre-vivas na Serra do Espinhaço Meridional.

Os vídeos são um produto do projeto de extensão da UFVJM intitulado “Fortalecimento da Estruturação Produtiva do Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas”, executado em parceria entre a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas - Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas (Codecex) e o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFVJM.

A produção dos curtas é resultado de um curso de audiovisual realizado com jovens de seis comunidades do Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam). Durante a formação, eles aprenderam técnicas de filmagem, edição e documentação, unindo teoria e prática. De acordo com os responsáveis, o projeto fortaleceu os vínculos comunitários e mostrou como o conhecimento tradicional pode abrir caminhos para novas oportunidades de renda e inclusão produtiva.

Venha conhecer e se encantar com as histórias de respeito à natureza e valorização de práticas que aliam tradição, sustentabilidade e inovação! Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido, acesse o perfil do Codecex no Instagram.

Panha de Flor

Descubra as tradições e práticas que preservam um dos maiores patrimônios naturais e culturais de Minas Gerais. O curta Panha de Flor traz um olhar profundo sobre as boas práticas de manejo na colheita das flores sempre-vivas. A produção destaca técnicas tradicionais usadas pelas comunidades, mostrando como o manejo controlado respeita os ciclos da natureza e contribui para a preservação ambiental. Acesse aqui mais informações sobre a produção audiovisual.

Roça de Toco

A sabedoria ancestral das Comunidades Tradicionais Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas ganha destaque no filme Roça de Toco. A obra revela as práticas agrícolas sustentáveis nas roças de toco, onde o cuidado com a vegetação nativa e a saúde do solo se aliam à produção de alimentos. Com base em conhecimentos ancestrais, essas comunidades mantêm o equilíbrio ecológico, preservando o meio ambiente enquanto garantem a segurança alimentar. Confira aqui mais informações sobre o curta.

Quintais

Descubra a riqueza e a importância dos quintais das Comunidades Tradicionais Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas. O filme Quintais revela como esses espaços são manejados com sabedoria ancestral, promovendo a manutenção da biodiversidade e garantindo a soberania e a segurança alimentar das famílias. Cada quintal é um verdadeiro tesouro, refletindo o cuidado com a terra e o respeito pelas tradições. Mais detalhes sobre a produção podem ser conferidos aqui.

O projeto conta com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Governança Fundiária e Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, HEKS-EPER e Fundação Príncipe Albert II.

Projeto de extensão registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) sob o nº 202203000565, TED MDA-UFVJM 30879420230020-001186.

 

Por Diretoria de Comunicação Social