Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Visita de pesquisadora internacional à UFVJM resulta em parceria para estudo das turfeiras brasileiras

publicado: 24/08/2023 08h43, última modificação: 24/08/2023 08h43
Instituições envolvidas fortalecem laços e aprofundam cooperação para produção de conhecimento

Nos últimos dias 17 e 18 de agosto, a UFVJM recebeu a visita da pesquisadora internacional Kristell Hergoualc´h, do Centro de Pesquisa Florestal Intenacional (CIFOR), no Campus JK, em Diamantina. O encontro teve como objetivo estabelecer parceria para avançar nos estudos e na produção do conhecimento sobre as turfeiras brasileiras, envolvendo as instituições CIFOR; Programa Ecológico de Longa Duração - Turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional: serviços ecossistêmicos e biodiversidade (PELDturf/UFVJM) e Instituto Biotrópicos.

Participaram da reunião com a pesquisadora Kristell os professores Alexandre Christófaro Silva, coordenador geral do PELDturf; Diego Tassinari, gestor de dados do PELDturf; Uidemar Morais Barral, representante do PELDturf na UNB; Ana Cristina Rodrigues Lacerda, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Marcus Alvarenga Soares, diretor de Pesquisa da PRPPG; Etel Rocha Vieira, diretora de Relações Internacionais; os pesquisadores Alexsander Araújo Azevedo e Izabela Meneses Barata, do Instituto Biotrópicos; e o assessor da DRI, Roni César Santos.

Visita de pesquisadora internacional à UFVJM resulta em parceria para estudo das turfeiras brasileiras - Imagem 1 Visita de pesquisadora internacional à UFVJM resulta em parceria para estudo das turfeiras brasileiras - Imagem 2
Pesquisadora Kristell é recebida na UFVJM para assinatura de minuta de parceria
(Fotos: Cristina Vieira - PRPPG)

Foram estabelecidas as seguintes diretrizes para a minuta da parceria:

  • Apoio do PELDturf ao CIFOR no sentido de identificar e mapear turfeiras e veredas no Brasil;
  • Visita técnica e estabelecimento de programa de treinamento ministrado pelos pesquisadores do PELDturf, voltado para qualificar pesquisadores que trabalham com turfeiras da Amazônia;
  • Organização pelo CIFOR de um workshop internacional no Brasil, tendo como tema central as turfeiras brasileiras.

Visitas de campo

A pesquisadora Kristell também foi a campo conhecer as turfeiras em dois parques estaduais da região de Diamantina: Parque Estadual do Biribiri (PEB) e Parque Estadual do Rio Preto (PERP), com visita ao Chapadão do Couto. Neste último, teve a oportunidade de conhecer as turfeiras monitoradas pelos pesquisadores do PELDturf desde 2016: uma protegida, na nascente do Rio Preto, e outra antropizada, na nascente do Rio Araçuaí.

Vale destacar que as turfeiras são ecossistemas de transição entre ambientes aquáticos e terrestres que fornecem serviços ecossistêmicos vitais, como o armazenamento de água, regulação da vazão de cursos d’água e o sequestro de carbono, contribuindo para mitigar o efeito estuda. Elas também abrigam plantas e animais raros e endêmicos.

“A visita da pesquisadora internacional fortaleceu os laços entre o CIFOR, UFVJM e Instituto Biotrópicos e lançou bases para o aprofundamento da cooperação entre as instituições, contribuindo para a internacionalização da UFVJM”, comentam os pesquisadores da universidade.

Sobre a pesquisadora

Kristell Hergoualc´h é cientista sênior em funções de ecossistemas da equipe de desenvolvimento de mudanças climáticas, energia e baixo carbono do Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR). Possui mais de 15 anos de experiência conduzindo pesquisas sobre a mitigação das mudanças climáticas em países tropicais. É também especialista nos impactos biogeoquímicos que o desmatamento, a degradação florestal e as mudanças no uso da terra têm sobre os fluxos de gases de efeito estufa e estoques de carbono.

O CIFOR

O Centro de Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR) é uma instituição científica sem fins lucrativos que realiza pesquisas sobre os desafios mais prementes do manejo florestal e paisagístico em todo o mundo. Usando uma abordagem global e multidisciplinar, visa melhorar o bem-estar humano, proteger o meio ambiente e aumentar a equidade. Para isso, realiza pesquisas inovadoras, desenvolvendo a capacidade dos parceiros e engajando ativamente no diálogo com todas as partes interessadas para informar políticas e práticas que afetam as florestas e as pessoas. A sede fica em Bogor (Indonésia) e possui escritórios em Nairóbi (Quênia), Yaoundé (Camarões), Lima (Peru) e Bonn (Alemanha).

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social