9ª edição da Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra)

publicado 12/09/2023 10h43, última modificação 10/10/2023 11h02
5 a 7 de dezembro
05/12/2023 até 07/12/2023 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Campus JK - Diamantina/MG
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento 9ª edição da Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra)

Por meio de uma comissão organizadora que tem a frente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a UFVJM já está preparando a 9ª edição da Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra), que será realizada de 5 a 7 de dezembro, no Campus JK, em Diamantina.

O tema central “Conectando Pessoas e Conhecimentos” pretende promover a translação do conhecimento teórico-prático e a reflexão sobre os desafios que confrontam a sociedade, conectando pessoas, saberes e conhecimentos.

É importante destacar a relevância de pensar e repensar o papel da universidade no contexto atual. Isso se torna ainda mais urgente diante das necessidades e desafios relacionados à inclusão digital e à utilização de novas tecnologias para aproximar as atividades acadêmicas e buscar soluções para questões sociais em âmbito regional e nacional.

“Nesse sentido, nossa intenção é criar espaços de discussão que abordem temas relacionados ao ensino, pesquisa/pós-graduação e extensão, integrando a universidade a setores privados, entidades de classe e prefeituras. O objetivo é gerar ideias e propostas concretas para a solução de problemas práticos, visando à produção de impactos positivos em diferentes áreas”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Ana Cristina Rodrigues Lacerda.

Programação e realização

Na programação, estão previstas apresentações de trabalhos científicos, educacionais, tecnológicos e de extensão, nas modalidades de painel e oral, realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Haverá também palestras temáticas, stands de divulgação e eventos culturais durante os três dias de evento.

Nesta edição, a Sintegra voltará ao formato presencial e será realizada no Campus JK, em Diamantina, mas para permitir a participação de interessados de outras localidades, especialmente da comunidade dos campi fora de sede, um dos auditórios está sendo preparado para transmitir palestras e mesas redondas em tempo real via YouTube.

Submissão de trabalhos e inscrições

O período de submissão de trabalhos de relatos de casos e de experiência de ensino, resumo de graduação e de pós-graduação e resumo para a Feira de Artes e Ideias vai de 18 de setembro a 17 de outubro. Serão aceitos trabalhos nas seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes.

As inscrições para participação têm início no dia 18 de setembro e serão separadas por categorias: graduandos; pós-graduandos; técnicos administrativos; professores de ensino superior; professores de ensino médio e fundamental; profissionais e outros.

Edições passadas

A Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) começou a ser realizada pela UFVJM no ano de 2012. Confira os históricos de todas as edições nos links abaixo:
* I Sintegra
* II Sintegra
* III Sintegra
* IV Sintegra
* V Sintegra
* VI Sintegra
* VII Sintegra
* VIII Sintegra
* IX Sintegra

Acompanhe as informações e atualizações do evento pelo site oficial da 9ª Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM - “Conectando Pessoas e Conhecimentos”.

9ª Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra)
“Conectando Pessoas e Conhecimentos”
5 a 7 de dezembro de 2023
Campus JK - Diamantina