Notícias

Institucional

UFVJM passa a integrar Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família

publicado: 03/10/2023 13h32, última modificação: 03/10/2023 13h32
Rede PROFSAÚDE tem abrangência nacional e reúne mais de 40 instituições públicas de ensino superior

UFVJM passa a integrar Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família

A UFVJM acaba de ser aceita como instituição associada e passa a compor o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), representando a região Sudeste do Brasil. A boa notícia foi dada pela Coordenação Acadêmica Nacional da Rede PROFSAÚDE que reúne mais de 40 instituições públicas de ensino superior, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A iniciativa de levar a UFVJM para a Rede PROFSAÚDE foi da professora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) Ana Paula Nogueira Nunes, que faz parte da direção executiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). “Achei que seria interessante para a gente aqui dos Vales ter esse mestrado profissional, que é direcionado a quem já atua na atenção básica. A ideia principal é que, após passar pelo programa, os profissionais possam gerar um produto e trazer soluções para o seu trabalho”, comenta a professora Ana Paula.

Vagas, edital e corpo docente

O público-alvo do PROFSAÚDE são profissionais de saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família. Foram destinadas seis vagas para a UFVJM, que, a príncípio, serão divididas entre integrantes do Programa Mais Médicos e outros profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Sistema Único de Saúde (SUS). A professora Ana Paula explica que, se as vagas não forem ocupadas, podem ser expandidas a outros profissionaisda área de saúde. E, por outro lado, se houver mais interessados do que as vagas previamente destinadas, é possível solicitar mais, pois elas podem tramitar entre as instituições envolvidas.

Ana Paula explica também que o programa não prevê bolsas, apenas auxílios e suporte em encontros nacionais e com os professores, pois é oferecido na modalidade semipresencial, abrangendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O edital para participação no PROFSAÚDE é nacional e vai ser publicado em dezembro deste ano. O processo seletivo ocorrerá durante o primeiro semestre de 2024, e a previsão de início das aulas é em agosto do mesmo ano.

O corpo docente atual é composto por professores da UFVJM do Campus JK (Diamantina) e Campus do Mucuri (Teófilo Otoni), com atuação na área da saúde pública: Ana Paula Nogueira Nunes (coordenadora), Gabriela Ribeiro; Geovane Máximo, João Victor Leite, Maria Barreto e Rhavena Barbosa.

Sobre o programa

O PROFSAÚDE é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e tem o Ministério da Saúde e o MEC como instituições demandantes e financiadoras.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

Conheça mais sobre o PROFSAÚDE no site oficial.

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social