Ensino, Pesquisa e Extensão

publicado: 03/10/2023 16h18, última modificação: 03/10/2023 16h18
Trabalho foi premiado em consagrado evento que reúne pesquisadores da ciência psicodélica do mundo todo

Estudante de Medicina da UFVJM recebe prêmio por melhor pôster em evento internacional - Imagem 1 Estudante de Medicina da UFVJM recebe prêmio por melhor pôster em evento internacional - Imagem 2
Túlio Pereira Alvarenga e Castro, aluno da Famed, recebeu prêmio de melhor pôster no Insight 2023

Túlio Pereira Alvarenga e Castro, estudante do 9º período da Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed) da UFVJM, foi reconhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro sobre o uso ritual da bebida psicoativa ayahuasca e sua atuação como agente terapêutico. O representante da UFVJM recebeu um dos quatro prêmios - o de melhor pôster - no INSIGHT 2023, evento que aborda a ciência psicodélica, realizado em Berlim, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. O encontro reuniu cientistas, pesquisadores e entusiastas da ciência psicodélica de todo o mundo para discutir os avanços nas pesquisas e seus potenciais benefícios terapêuticos.

O trabalho intitulado “O Uso Ritual da Ayahuasca em Contexto Grupal e o Curso do Transtorno por Uso de Substância: Um Estudo Qualitativo e Quantitativo” é fruto de parceria internacional entre a Imperial College London, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com orientação dos professores da UFVJM Guilherme Nogueira (Famed) e Yuri Elias Gaspar (FIH). Participam também do estudo o professor Leor Roseman (Imperial College London) e o aluno de pós-doutorado Lucas de Oliveira Maia (Instituto do Cérebro/UFRN).

O jovem pesquisador da UFVJM explica a importância do seu trabalho: “Pesquisadores de várias partes do mundo voltaram a estudar o tema com fins terapêuticos, e muitos grupos já fizeram avanços. No Brasil, temos também pesquisas pioneiras sobre a ayahuasca. É preciso entender como o uso das substâncias está alinhado ao contexto de consumo. Acredito que o efeito psicodélico causado pelas combinações das plantas precisa ser compreendido juntamente com o processo causado pelas reflexões originadas em um contexto de grupo ou ritualístico”.

O prêmio de melhor pôster no INSIGHT 2023 é um reconhecimento significativo para Túlio Pereira Alvarenga e Castro e para a UFVJM. Sua pesquisa promissora destaca o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a busca por soluções inovadoras para os desafios de saúde mental que afetam a sociedade.

O trabalho premiado

A ayahuasca é uma bebida psicoativa utilizada na medicina ancestral amazônica e em contextos ritualísticos de diversos países da região, preparada a partir das plantas Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, conhecidas popularmente como cipó mariri e chacrona. A mistura tem atraído interesse da comunidade científica devido aos seus possíveis efeitos terapêuticos para diversas condições de sofrimento mental. As evidências encontradas mostram uma melhora do bem-estar no tratamento de doenças psiquiátricas, transtornos como ansiedade e depressão, dependência química, Parkinson, além de doenças crônicas graves.

O estudo premiado aborda a questão de maneira inovadora, combinando métodos qualitativos e quantitativos para avaliar como o consumo da ayahuasca e o contexto de uso podem trazer contribuições terapêuticas. Assim, a pesquisa considera não apenas as substâncias encontradas nas plantas, mas também a maneira como é consumida, levando-se em consideração experiências grupais, culturais e religiosas.

Para isso, serão realizadas 40 entrevistas, acompanhadas da aplicação de questionários, envolvendo indivíduos com 18 anos ou mais que usaram ou estão usando ayahuasca durante o transtorno por dependência de substâncias químicas. Métodos qualitativos serão empregados para investigar as perspectivas dos indivíduos pesquisados.

“O estudo visa explorar como o uso ritual da ayahuasca em ambientes grupais, envolvendo indivíduos com transtornos por uso de substâncias químicas pode influenciar sua compreensão do curso dos transtornos relacionados a substâncias e suas formas de se relacionar com eles”, completa o autor da pesquisa premiada, Túlio Pereira Alvarenga e Castro.

O evento e a ciência psicodélica

O INSIGHT é um evento da Mind Foundation, uma organização científica e educacional europeia sem fins lucrativos que promove pesquisas e terapias psicodélicas e está na vanguarda da pesquisa psicodélica na medicina e na sociedade. O trabalho baseia-se no potencial neurobiológico e psicológico dos psicodélicos para melhorar a saúde mental e o bem-estar em um ambiente clínico.

A edição deste ano concentrou-se na neurociência psicodélica e em tópicos sociais, como por exemplo formas de uso não clínicas; psicodélicos e atenção plena no mundo dos negócios; a filosofia da experiência psicodélica; espiritualidades de pacientes e terapeutas e aprendizado com comunidades indígenas.

Confira o vídeo da premiação do estudante da UFVJM Túlio Pereira Alvarenga e Castro no Insight 2023.

Acesse os links para saber mais sobre:
Insight 2023

Túlio Pereira Alvarenga e Castro, estudante premiado da UFVJM

“Avaliação do Uso Ritual da Ayahuasca em Contexto Grupal Durante a Dependência: Um Estudo Qualitativo e Quantitativo”, o trabalho premiado no Insight 2023

Por Coordenadoria de Comunicação Social