UFVJM disponibiliza painel de Indicadores de Desempenho Institucional

publicado: 21/09/2023 16h44, última modificação: 21/09/2023 16h44
Inovação simplifica processo de coleta de dados, reduz custos e mitiga riscos nas fontes de informação

UFVJM disponibiliza painel de Indicadores de Desempenho Institucional - Imagem 1

Já está disponível para acesso da sociedade em geral o painel de Indicadores de Desempenho Institucional da UFVJM. Trata-se de mais uma ação dentro da plataforma Analisa UFVJM, que traz para a universidade uma grande inovação no que diz respeito à celeridade e compilação de informações, fornecendo uma visão macro de informações sobre assuntos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e aos processos gerenciais atualizados diariamente, deixando o usuário gestor mais seguro para tomar suas decisões, além de eliminar o tempo de coleta dos dados junto aos setores envolvidos.

Além disso, a partir de agora, os indicadores para atendimento ao Tribunal de Contas da União (TCU) e os indicadores desenvolvidos pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) podem ser visualizados num único e dinâmico painel, que será atualizado automaticamente de acordo com a periodicidade de lançamento dos dados que serão transformados em informação.

Criado em conjunto pela Diretoria de Governança Institucional (DGI) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o painel de Indicadores de Desempenho Institucional tem como objetivos ampliar a transparência ativa; possibilitar a tomada de decisões baseada em evidências e publicizar informações confiáveis aos pesquisadores e comunidade na temporalidade que cada indicador exigir, aumentando a eficiência, reduzindo custos e riscos relacionados à fonte das informações.

“A construção desse painel possibilitou a redução de uma série de custos e riscos institucionais. Os dados são inseridos em sistema seguro que faz uma interface com o painel, não sendo mais necessário realizar coletas manuais diretamente com os setores envolvidos, evitando a divulgação de informações divergentes. Dessa forma será possível visualizar indicadores com atualizações diárias, mensais, semestrais e anuais, a depender do ciclo de atualização de cada instrumento avaliado.”
Elton Pereira Rosa - Chefe da Divisão de Governança e Qualidade de TI

“Além do tempo de coleta dos dados será possível eliminar por completo o tempo de produção do documento estático em pdf, que exigia da Coordenadoria de Comunicação Social da universidade a criação de projeto gráfico, revisão de texto, diagramação e publicação nos canais oficiais. Essa inovação tecnológica, construída em parceria pela DGI e STI, traz ganhos relevantes tanto para a gestão da instituição quanto para a sociedade, que receberá transparência ativa e valor público percebido.”
João Paulo dos Santos - Diretor de Governança Institucional

Analisa UFVJM

A plataforma Analisa UFVJM foi construída para reunir os diversos dados produzidos na instituição, transformá-los em evidências e informações e gerar relatórios e indicadores. É, portanto, uma plataforma confiável de apoio à análise de dados, com evidências lógicas para uma tomada de decisão segura e indicadores e relatórios com série histórica que permitem fazer uma projeção de futuro. Para isso, a plataforma disponibiliza diversos painéis com indicadores quantitativos e gerenciais em tempo real, que fornecem uma visão macro de informações sobre as ações realizadas na universidade.

UFVJM disponibiliza painel de Indicadores de Desempenho Institucional - Imagem 2

Acesse e conheça a plataforma Analisa UFVJM.

UFVJM disponibiliza painel de Indicadores de Desempenho Institucional - Imagem 3

Conheça os diversos painéis disponíveis na plataforma.

UFVJM disponibiliza painel de Indicadores de Desempenho Institucional - Imagem 4

Confira as informações disponíveis nos Indicadores de Desempenho Institucional da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social