UFVJM celebra 18 anos com discussão sobre cultura, educação e direitos humanos

publicado: 04/09/2023 14h48, última modificação: 04/09/2023 14h48
Comunidade acadêmica e externa são convidadas a participar; haverá encerramento festivo

UFVJM celebra 18 anos com discussão sobre cultura, educação e direitos humanos - Imagem 1

No próximo dia 8 de setembro, a UFVJM comemora 18 anos de criação como universidade. Para celebrar a data, a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) promove uma mesa de diálogo com um tema bem atual: “Cultura, Educação e Direitos Humanos nos 18 anos da UFVJM”. Será no dia 5 de setembro, terça-feira, a partir das 19 horas, no Auditório da Reitoria - Campus JK, em Diamantina.

UFVJM celebra 18 anos com discussão sobre cultura, educação e direitos humanos - Imagem 2

A programação conta com momento cultural, no hall do Prédio da Reitoria; abertura institucional com a participação dos novos reitor e vice-reitora, professores Heron Laiber Bonadiman e Flaviana Tavares Veira; mesa de diálogo no contexto da reunião ampliada “Diálogos e Confluências entre Universidade e Comunidade”, com a seguinte composição:
* Maria de Lourdes Ferreira - professora do curso de Turismo/FIH e assessora de Assuntos Estratégicos Institucionais da atual gestão;
* Fernando Borges - servidor aposentado da UFVJM;
* Geralda Soares - indigenista;
* Maria de Fátima Alves - quilombola e apanhadora de flores sempre-vivas.

Às 21h30 haverá encerramento festivo com bolo dos 18 anos da UFVJM. Venha participar e celebrar mais um aniversário da nossa universidade!

18 anos como universidade e 70 anos como instituição de ensino superior

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada em 8 de setembro de 2005 (Lei 11.173), mas sua história começou em setembro de 1953, quando Juscelino Kubitschek de Oliveira fundou a Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), para atender as necessidades do Vale do Jequitinhonha. Antes de se tornar universidade, foi Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e depois Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid).

Hoje, a UFVJM possui cinco campi, distribuídos nas cidades de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí, e abrange as mesorregiões do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas Gerais. Para atender a demanda dessas regiões, a instituição oferece 45 cursos de graduação presencial; 5 de educação a distância; 8 cursos de doutorado e 23 de mestrado presenciais; 1 mestrado a distância; 2 residências presenciais e 7 especializações EaD.

VIVA UFVJM VIVA

UFVJM celebra 18 anos com discussão sobre cultura, educação e direitos humanos - Imagem 3

As atividades de comemoração do aniversário da universidade fazem parte do evento VIVA UFVJM VIVA, que realizou várias ações para marcar o início de um novo semestre e também de uma nova gestão à frente da instituição.

Com esse objetivo, além da comemoração do aniversário da UFVJM, foram realizadas as seguintes ações: boas-vindas aos alunos calouros e veteranos,Semana do Estudante; eventos de posse e transmissão de cargo da nova gestão.

VIVA UFVJM VIVA será uma grande festa, um momento de celebrar uma nova fase na vida das pessoas e da universidade! Participe!

Por Coordenadoria de Comunicação Social