Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales 2023

publicado 04/09/2023 12h31, última modificação 04/09/2023 12h31
6, 10, 11, 12 e 30 de setembro
06/09/2023 11h00 até 30/09/2023 12h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Visite o site do evento

Peça gráfica do evento Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales 2023 - 1

Vem aí mais uma edição da ação de extensão Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales, realizada desde 2014 por docentes do Campus do Mucuri da UFVJM, em Teófilo Otoni. Em 2023, a proposta é a continuidade do evento com o tema “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis.” Assim, a ação pretende reforçar o tema sobre a luta pela terra e pela produção de alimentos saudáveis, impulsionando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade.

O evento será realizado nos dias 6, 10, 11, 12 e 30 de setembro e 1º de outubro, com atividades remotas (programas Prosa Filosófica e Prosa de Domingo, da Rádio Zói D'água) e presenciais (mesas redondas, cine debate, oficinas, plantio solidário), conforme programação abaixo.

Texto em destaque: Confira a programação do evento Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales 2023. Dia 6 de setembro, quarta-feira, às 9 horas, com Luana Oliveira e Flávio Pernambuco: Programa Prosa Filosófica. Dia 10 de setembro, domingo, às 9 horas, com Luana Oliveira e Flávio Pernambuco: Programa Prosa de Domingo. Dia 11 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, no auditório do NIPE - UFVJM: Cine debate com o filme Pureza de 2019. Dia 12 de setembro, terça-feira, às 8 horas e 30 minutos, no Centro de Convivência: Oficina de arte-educação e escrevivências Sem Terra. Dia 12 de setembro, terça-feira, às 14 horas, no auditório do NIPE - UFVJM: Mesa: Agroecologia e alimentos saudáveis. Dia 12 de setembro, terça-feira, às 16 horas, na via de acesso ao RU: Plantio solidário de árvores do Campus do Mucuri. Dia 12 de setembro, terça-feira, às 19 horas, no auditório do NIPE - UFVJM: Mesa: A importância de uma Reforma Agrária Popular. Dia 30 de setembro, sábado, de 12 horas às 22 horas, no Assento Nova Vida/Fazenda Gravatá - Novo Cruzeiro/MG: Cine-debate, Sarau Literário e Oficinas. Dia 1º de dezembro, domingo, às 8 horas e 30 minutos horas, no Assento Nova Vida/Fazenda Gravatá - Novo Cruzeiro/MG: Visita às áreas de produção do assentamento Nova Vida.

A inscrição é gratuita e será realizada no local de realização das atividades. Será emitido certificado de participação em evento de extensão.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil oficial do Instagram - @jura_dos_vales

Organização, parcerias e depoimentos

A comissão organizadora da Jura dos Vales 2023 é composta pelas seguintes pessoas:
* André Moulin Dardengo e Rangel Silvando da Silva Nascimento - professores do Departamento de Ciências Econômicas (Dece) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (Facsae);
* Claudilene da Costa Ramalho, José Carlos Freire, Naara de Lima Campos e Vanessa Juliana da Silva, professores do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) da Facsae;
* Luana Oliveira da Silva - aluna do curso de Serviço Social;
* Flávio da Silva Santos - integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
* Alba Cristina dos Reis e Márcio Kumara Filho - integrantes do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH).

A ação de extensão conta com a parceira e participação das seguintes entidades:
*Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
* Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH);
* Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (ABTO);
* Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM);
* Instituto Cultural Incena;
* Comissão Pastoral da Terra (CPT);
* Projeto de Extensão Rádio Zói D'água.

“A Jura dos Vales é um instrumento importantíssimo que reacende dentro do campo acadêmico o tema da reforma agrária e da luta pela terra. Nós do Movimento Sem Terra compreendemos que, para se fazer uma Reforma Agrária Popular e defendê-la, são necessárias não só a parceria destes que fazem a luta no campo acadêmico, mas também a participação e envolvimento no fazimento da Reforma Agrária Popular.”
Flávio da Silva Santos - integrante do MST e membro da comissão organizadora da Jura dos Vales

“No momento em que ocorre mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, com uma tentativa clara dos setores conservadores da sociedade brasileira de criminalizar as ações e as lutas do MST, a Jura dos Vales 2023 ganha enorme relevância, permitindo à comunidade acadêmica e à comunidade externa conhecer as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras assentados na nossa região do Vale do Mucuri, mostrando que a Reforma Agrária Popular é uma alternativa para toda a sociedade.”
André Moulin Dardengo - professor da UFVJM e membro da comissão organizadora da Jura dos Vales

A ação tem registro (número 202203000574) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

Peça gráfica do evento Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales 2023 - 2
Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura dos Vales 2023
6, 10, 11, 12 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2023