Institucional

Senador Rodrigo Pacheco destinará expressivo valor de emenda de bancada para UFVJM

publicado: 14/03/2023 09h43, última modificação: 14/03/2023 14h41
O senador atende pedidos de investimentos protocolados em seu gabinete pela reitoria da UFVJM

Nos últimos anos os progressivos cortes no orçamento da área da educação têm dificultado sobremaneira o dia a dia do funcionamento e manutenção das universidades federais. Dentre o grupo das despesas não obrigatórias, o maior corte tem sido nos recursos de capital de investimentos, ou seja, aquele destinado às obras e aquisição de equipamentos.

Por essa razão, a destinação da emenda de bancada do senador Rodrigo Pacheco contribuirá expressivamente para atender importantíssimas demandas dos nossos campi, que necessitam de pavimentação, restaurante universitário e moradia estudantil, além de laboratórios de ensino e gabinetes para os docentes.

Tais demandas têm sido apresentadas aos nossos representantes no Congresso Nacional desde o início da atual gestão, que aconteceu em agosto de 2019. Naquele semestre estivemos nos gabinetes dos parlamentares, em Brasília-DF, e apresentamos as principais demandas da UFVJM.

Em 2019, em visita ao gabinete do senador Rodrigo Pacheco. Ronaldo Lopes Guimarães, ex-assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM; Rogério Pontes, ex-secretário de Saúde de Diamantina; Bya, presidente do PSDB de Diamantina, e o senhor João Paulo, ex-vereador de Diamantina-MG, na entrega em mãos do senador Rodrigo Pacheco das demandas da UFVJM, pelo reitor Janir Alves Soares (Foto: Arquivo Pessoal)

O recurso de capital de investimento aprovado para a UFVJM em 2023 é de apenas R$1,9 milhão, embora esse valor seja suplementado ao longo do ano fiscal. Nesse sentido é feito todo o esforço para ampliar o orçamento da UFVJM. Esse trabalho é contínuo e hoje temos tido o apoio do diretor administrativo do Campus Unaí, prof. Thiago Vascncelos Melo, que tem realizado esse trabalho junto aos parlamentares em nome da reitoria da UFVJM, com a colaboração do prof. Leandro Tavares, diretor acadêmico desse mesmo campus, exatamente por estarem próximos de Brasília e com melhor logística para fazer essas visitas, que até o mês de janeiro eram coordenadas pelo servidor Adriano Caetano, quando estava pró-reitor de Planejamento e Orçamento.

A nossa expectativa é muito grande, pois tem-se um montante de R$51 milhões para ser distribuído entre as 11 universidades federais, o que poderá prover uma média de R$4,6 milhões para cada instituição, acorde ofício recebido do senador. A equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) e a da Pró-Reitoria de Administração (Proad) estabelecerão a melhor estratégia de aplicação desse recurso.

Por esse motivo, externamos ao senador Rodrigo Pacheco os mais sinceros agradecimentos desta reitoria e de toda a comunidade acadêmica da UFVJM pela expectativa dessa expressiva destinação de emenda de bancada parlamentar, finaliza o reitor Janir Alves Soares.

Janir Alves Soares - Reitor da UFVJM

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents