Relato Institucional 2023 da UFVJM é publicado e está disponível para consulta

publicado: 08/08/2023 13h46, última modificação: 08/08/2023 13h46
Documento proporciona visão abrangente do progresso da instituição, com informação acessível a todos

Relato Institucional 2023 da UFVJM é publicado e está disponível para consulta

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) informa que o Relato Institucional (RI) 2023 da UFVJM foi publicado e está disponível na sua página eletrônica para acesso e consulta de toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Criado dentro das diretrizes da Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 62/2014, o RI é um elemento-chave para subsidiar o processo de recredenciamento da universidade. Por sua vez, é este processo que garante a regularidade da instituição, condicionado à obtenção de indicadores de qualidade satisfatórios nas diversas dimensões institucionais, de acordo com o art. 3º da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Para além de ser um requisito essencial para o processo de recadastramento institucional, o Relato Institucional desempenha um papel fundamental ao proporcionar a toda a comunidade uma visão abrangente do progresso da instituição. Ao mesmo tempo, sua abordagem é sintética, objetiva e facilmente compreensível, tornando a informação acessível a todos”, sintetiza o presidente da CPA, professor Angelo Danilo Faceto.

Objetivo e divisão de capítulos

O RI tem como objetivo fornecer uma visão abrangente da instituição, com apresentação da universidade, processos avaliativos (avaliações externas e autoavaliação), processos de gestão e evolução institucional, ressaltando o compromisso contínuo da UFVJM com a excelência acadêmica e aprimoramento constante.

Para isso, o documento foi dividido em sete capítulos que trazem as seguintes informações:

• Capítulo 1 - Breve histórico da UFVJM;
  • Capítulo 2 - Análise dos conceitos em avaliações externas e sua evolução;
  • Capítulo 3 - Histórico e desenvolvimento dos processos de autoavaliação;
  • Capítulo 4 - Análise, divulgação e apropriação dos resultados da autoavaliação;
  • Capítulo 5 - Plano de melhorias a partir dos resultados dos processos avaliativos;
  • Capítulo 6 - Apresentação dos processos de gestão;
  • Capítulo 7 - Apresentação da evolução institucional.

Conheça o Relato Institucional 2023 da UFVJM.

Por Coordenadoria de Comunicação Social