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Progep inicia primeira fase de elaboração do PDP 2024 da UFVJM

publicado: 27/07/2023 13h57, última modificação: 27/07/2023 13h57
Formulário de levantamento de necessidades de desenvolvimento deve ser preenchido até 9/8

Progep inicia primeira fase de elaboração do PDP 2024 da UFVJM

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSD) / Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD), inicia o levantamento de necessidades de desenvolvimento das unidades organizacionais da UFVJM para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de 2024. Para isso, professores e técnicos administrativos devem preencher um formulário próprio, com a previsão das suas necessidades de desenvolvimento, até o dia 9 de agosto.

O planejamento do PDP é feito por todo o serviço público federal e é uma exigência do Decreto nº 9.991/2019 e da Instrução Normativa nº 21/2021. Cada órgão federal deve elaborar, anualmente, o plano que vigorará no exercício seguinte. O objetivo é estabelecer uma cultura de planejamento, com base no alinhamento das necessidades dos servidores com o objetivo institucional de cada órgão e entidade.

E atenção para uma informação importante: para a concessão dos afastamentos previstos no Decreto nº 9.991/2019, a necessidade de desenvolvimento a ser atendida pela ação que será realizada deve ser, obrigatoriamente, registrada no PDP.

Acesse o formulário de levantamento de necessidades de desenvolvimento para a elaboração do PDP 2024.

PDP e PNDP

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um dos instrumentos norteadores da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), em observância ao disposto no Decreto n° 9.991, de 28 de agosto de 2019, alterado pelo Decreto nº 10.506, de 02 de outubro de 2020, bem como à Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021.

Já a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) tem por objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

O PDP é elaborado anualmente por cada órgão e registrado no Portal Sipec, para revisão, orientação e consolidação pelo Ministério da Economia dos dados de todos os órgãos.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:

- Guia para a Elaboração do PDP de 2024

- Página do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) - Progep/UFVJM

- Página da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) - Portal do Servidor

- Decreto nº 9.991/2019

- Instrução Normativa nº 21/2021

 

Por Coordenadoria de Comunicação Social