Ciclo de Seminários Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais

publicado 27/10/2023 11h00, última modificação 27/10/2023 11h00
31 de outubro
31/10/2023 from 11h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Peça gráfica do evento Ciclo de Seminários Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
Clique na imagem para ampliá-la

O Núcleo de Estudos das Sociedades Agrárias, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da UFVJM (NESA/PPGER/FIH), convida para a conferência Petições para a criação de vilas em Minas Gerais: disputas políticas e fiscalidade (sécs. XVIII e XIX), a ser ministrada pela professora Edneila Rodrigues Chaves, na próxima terça-feira, 31 de outubro.

O evento será híbrido: presencialmente, no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), e transmitido ao vivo pelo canal Cidades & Impérios no YouTube, às 14h (horário de Lisboa) / 11h (horário de Brasília). As atividades são abertas ao público em geral.

“No âmbito da relevante temática sobre divisões administrativas territoriais, a conferência contribuirá com a abordagem sobre fundamentos das petições para criação de vilas (munícipios) nas províncias do Brasil, com foco para Minas Gerais. O argumento é que as petições tinham fundamentação semelhante e, para o século XIX, houve confluência entre o atendimento das petições e questões ficais, de interesses do governo central e das províncias”, explica a professora Edneila Rodrigues Chaves, da UFVJM.

A conferência faz parte do Ciclo de Seminários Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais, organizado pelos grupos de investigação Dinâmicas Históricas e Integração Global do Mundo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte), e Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime (JIIAR), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Esse ciclo de seminários é realizado desde 2018 e reúne investigadores de diferentes instituições nacionais e estrangeiras para divulgar pesquisas recentes sobre cidades e impérios, na época moderna e contemporânea, bem como temáticas afins.

Ciclo de Seminários Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
Conferência Petições para a criação de vilas em Minas Gerais: disputas políticas e fiscalidade (sécs. XVIII e XIX)
31 de outubro de 2023 - 11h
Canal do YouTube Cidades & Impérios