Encerradas atividades do Comitê de Monitoramento da Covid-19 na UFVJM

publicado: 22/03/2023 15h47, última modificação: 23/03/2023 10h18
Redução dos casos notificados e ampliação da cobertura vacinal levaram à finalização do trabalho

A Diretoria de Atenção à Saúde (Dasa), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), comunica o encerramento das atividades do Comitê de Monitoramento dos Indicadores e Casos de Covid-19 na UFVJM, em razão da redução dos casos notificados e da ampliação da cobertura vacinal na população. Pelo mesmo motivo, será também excluído da página principal do portal da universidade o banner que leva à página eletrônica “Retorno Seguro”.

O Comitê de Monitoramento dos Indicadores e Casos da Covid-19 foi instituído na UFVJM por meio da Portaria nº 568, de 4 de março de 2022, como parte das medidas de prevenção e controle da disseminação da doença na instituição. Outra medida foi a criação da página eletrônica especial “Retorno Seguro”, que disponibilizou o acesso da comunidade a informações, orientações e documentos que regulamentaram a retomada das atividades presenciais de ensino e trabalho na universidade de maneira segura.

Durante sua vigência, o comitê foi responsável pelo monitoramento dos casos notificados, com divulgação em tempo real de ocorrências por meio de painéis desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e publicados na página “Retorno Seguro”. Promoveu, ainda, a gestão da distribuição dos insumos de biossegurança às unidades acadêmicas e administrativas.

Todas as atividades foram executadas em consonância com o Plano de Contingência da Covid-19 da UFVJM, elaborado pela Comissão Permanente de Biossegurança (CPBio), com a cartilha de orientações à comunidade acadêmica referentes à pandemia da covid-19 e com a Portaria nº 710, de 18 de março de 2022, que dispõe sobre a retomada das atividades presenciais por colaboradores no âmbito da UFVJM.

Outras medidas de prevenção e controle

Ainda para garantir a segurança da comunidade no momento de retorno, a UFVJM definiu protocolos de biossegurança, adquiriu equipamentos e materiais de higienização, adotou práticas seguras e determinou a capacidade máxima de ocupação dos espaços.

“Apesar do encerramento das atividades do comitê, a Dasa reitera junto à comunidade acadêmica as orientações de autocuidado com a saúde, manutenção do esquema vacinal, testagem em caso de sintomas respiratórios e afastamento das atividades presenciais em caso de infecção por covid-19”, explica a diretora da Dasa e vice-presidente do Comitê de Monitoramento de Indicadores e Casos de Covid-19, Luciara Leão.

Por Diretoria de Comunicação Social