Ensino, Pesquisa e Extensão

Em cada Canto um Conto é o mais novo e-book produzido pelo PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão da UFVJM

publicado: 09/11/2023 14h14, última modificação: 09/11/2023 16h22
Material é uma coletânea de histórias regionais escritas por alunos de diferentes cursos da instituição em projeto do Programa de Educação Tutorial - PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão

Capa do e-book Em cada Canto um Conto

Que tal conhecer um pouco mais sobre as regiões de onde vieram estudantes matriculados na UFVJM? Foi com o objetivo de tornar esse conhecimento possível que o Programa de Educação Tutorial - PET Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão desenvolveu um projeto de ensino que culminou na produção do e-book Em cada Canto um Conto.

Em cada Canto um Conto é uma coletânea de textos escritos por alunos de diferentes cursos da instituição que retrata um pouco de regiões como Vale do Jequitinhonha, Belo Horizonte e médio Piracicaba.

Mayza Ursino Esteves, aluna do curso de Letras e uma das organizadoras do material, explica que “a ação foi de suma importância, pois possibilitou aos universitários da UFVJM a oportunidade de explorar a cultura, a história e as tradições da região em que vivem, e de compartilhar com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral as histórias produzidas. Além disso, o projeto contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural local e para a promoção da diversidade, incentivando no processo de leitura e escrita - habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes”.

Além de Mayza, foi responsável pela organização do e-book a professora Flaviana Tavares Vieira, tutora do programa e vice-reitora da UFVJM.

O e-book Em cada canto um conto está disponível pelo site researchgate.net.

Por Coordenadoria de Comunicação Social