Institucional

Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFVJM recebe nota máxima em avaliação do Inep

publicado: 16/05/2023 15h23, última modificação: 16/05/2023 15h23
Processo faz parte do ato regulatório de reconhecimento do curso

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) - Campus Unaí / UFVJM, passou por recente processo de avaliação por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), alcançando conceito máximo (nota 5). A boa notícia é compartilhada e celebrada pelo diretor do ICA, Leandro Augusto Felix Tavares, pelo coordenador e pela vice-coordenadora do curso, Denis Leocádio Teixeira e Hellen Deckers.

Em visita realizada de forma on-line de 10 a 12 de maio, os avaliadores puderam verificar a realidade e especificidades do curso. Durante o processo, que faz parte do ato regulatório de reconhecimento do curso, foram apreciadas três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Confira a análise qualitativa de cada dimensão contida no relatório de avaliação do Inep:

• Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica

A UFVJM tem buscado realizar as atividades de ensino-aprendizagem respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais e as demais normatizações relativas à IES e ao curso, seguindo as normas da BNC. Tem promovido ações no sentido de aprimorar sua atuação, buscando a constante atualização em relação às demandas de trabalho e da área de atuação. Por meio de infraestrutura e quadro docente coerente, qualificado e consolidado, oferece estímulo para que o ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo estejam sempre articulados às atividades de ensino-aprendizagem.

• Dimensão 2 - Corpo Docente e Tutorial

O quadro docente, composto por profissionais com nível de doutorado e dedicação exclusiva, possui significativa experiência e qualificação na área de atuação do curso e busca oferecer a relação teoria e prática em um processo constante e coerente na sua atuação docente. Além da atuação nos espaços das salas de aula, oportuniza atividades extras inseridas em projetos de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo com vistas à ampliação da formação discente e melhor adequação às demandas do mercado, principalmente com relação às aulas práticas que são exercidas em áreas experimentais (fazenda própria de 132 ha e bem estruturada na sede), ofertadas por professores qualificados, com experiência em ensino superior e profissional, e suportadas por infraestrutura consolidada e de clara e evidente qualidade.

• Dimensão 3 - Infraestrutura

A estrutura da UFVJM, Campus Unaí/MG, oferece boas e adequadas condições para o desenvolvimento das atividades docentes, atendendo plenamente as demandas para uma boa qualificação docente, técnica e administrativa. Os discentes têm acesso à estrutura física, digital e de suporte adequada, atendendo plenamente as exigências e demandas do curso. As boas condições de infraestrutura, no que se refere à qualidade, manutenção, limpeza, acessibilidade e disponibilidade, permitem a execução e ampliação das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, permitindo que o empreendedorismo e criação de produtos e serviço ofertados pelo curso e IES atendam as demandas de forma plena e consistente.

Agradecimentos

Para o coordenador do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Denis Leocádio Teixeira, a nota recebida é um reflexo do esforço e dedicação de todos os envolvidos no processo. “Destacamos o envolvimento, principalmente, da antiga e da atual coordenação, as quais se dedicaram nos últimos anos em processos de compra de livros, equipamentos e material de consumo. Também vale ressaltar a atualização do PPC, em curso, juntamente com a mudança ocorrida para as instalações do campus definitivo. Somos gratos a cada um que contribuiu de forma direta ou indireta para o conceito máximo obtido, pois sabemos que a interdependência entre todos os envolvidos é que faz a diferença!”, comemora o professor.

“A direção do ICA parabeniza todos os docentes, técnicos administrativos e discentes pelo expressivo resultado na avaliação de reconhecimento do curso. Isso mostra que, apesar de todos os desafios, um trabalho coeso e com planejamento traz bons resultados”, afirma o diretor Leandro Augusto Felix Tavares.

Por Diretoria de Comunicação Social