Começa período de campanha para cargos de reitor e vice-reitor da UFVJM

publicado: 11/04/2023 17h04, última modificação: 11/04/2023 17h04
Chapas homologadas e propostas já estão disponíveis; consulta à comunidade acadêmica será em 11/5

Consulta à comunidade acadêmica

De acordo com o calendário estabelecido na Resolução Consu nº 03/2023, de 6/3/2023, tem início hoje e segue até 10 de maio o período de campanha do processo de consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da UFVJM - Quadriênio 2023-2027.

As quatro chapas inscritas e homologadas pela Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Universitário (Consu), assim como as propostas de cada uma delas, já estão disponíveis na página eletrônica da comissão, que pode ser acessada por meio do banner na página inicial do portal institucional da UFVJM. As chapas devem seguir as normas que irão reger todo o processo, além das instruções e documentações relacionadas, que também estão publicadas na página eletrônica.

O presidente da Comissão Eleitoral, Lucas Franco Ferreira, ressalta a importância de os candidatos observarem, neste momento de campanha, as regras e condutas referentes à propaganda eleitoral listadas no Artigo 14 da Resolução Consu. “A resolução regulamenta todo o processo, visando deixá-lo o mais transparente e democrático possível. Por isso, é fundamental que os envolvidos estejam sempre atentos para evitar qualquer ilegalidade, sob pena de impugnação da candidatura da chapa”, alerta o presidente.

Debates e votação

A resolução também regulamenta os debates e a votação em si - eleitores, sistema e-Voto e apuração, por exemplo. Estão previstos debates presenciais das chapas com a comunidade acadêmica dos campi de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. A condução deverá ser feita pela Comissão Eleitoral, que tem até um dia antes da consulta para realizá-los.

Já sobre o sistema e-Voto, novidade no processo de consulta à comunidade, o presidente Lucas Franco explica que os integrantes da comunidade acadêmica aptos a votar (servidores em efetivo exercício e alunos regularmente matriculados) receberão um e-mail com login e senha. “Trata-se de um sistema seguro, já utilizado amplamente desde o início da pandemia da covid-19 por quase todos os setores e unidades acadêmicas da UFVJM para escolha de seus representantes, coordenadores, diretores, entre outros”, comenta Lucas.

A consulta à comunidade acadêmica será realizada em 11 de maio de 2023 e objetiva subsidiar o Consu na elaboração da lista tríplice para a escolha do dirigente máximo da UFVJM - Quadriênio 2023-2027.

Acesse a página eletrônica da Comissão Eleitoral e saiba tudo sobre o processo de consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da UFVJM - Quadriênio 2023-2027.

Por Diretoria de Comunicação Social