Comunidade

publicado: 22/08/2023 08h28, última modificação: 22/08/2023 08h28
Questionário de percepção dos estudantes está disponível até 31/08

Central de Empresas Juniores convida alunos para avaliar UFVJM no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 - Imagem 1

A Central de Empresas Juniores da UFVJM (CEJ) convida os alunos de graduação ou recém-formados na universidade para participar da pesquisa de percepção do projeto IES Empreendoras, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Jr.) que conta com dois estudos de impacto: Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) e Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE). O objetivo é compreender sobre o ecossistema da educação superior no Brasil. A UFVJM participa do RUE em ação realizada pelo Centro de Inovação Tecnológica (CITec), Brasil Jr. e Federação Mineira de Empresas Juniores (FEJEMG).

Central de Empresas Juniores convida alunos para avaliar UFVJM no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 - Imagem 2

A pesquisa irá coletar percepções e sugestões dos acadêmicos em diferentes aspectos da sua vivência universitária, possibilitando a geração de novos estímulos para a educação superior. Assim, participando da pesquisa, os estudantes estarão proporcionando dados essenciais para que a universidade possa definir o atual nível de apoio oferecido e pontos de melhoria.

A UFVJM já foi avaliada em duas edições do RUE e subiu 20 posições em 2021 (96ª) comparada a 2019 (116ª). “A participação no RUE tem proporcionado à UFVJM avaliar os indicadores tidos como influenciadores no ambiente empreendedor universitário, podendo, então, trabalhar melhorias e ações mais objetivas”, comenta o diretor do CITec/UFVJM, Gustavo Molina.

“O RUE pra mim é um motivo de orgulho muito grande! É o maior ranking conduzido por graduandos do mundo, tendo forte reconhecimento nacional e internacional. Portanto, todo apoio é muito bem-vindo, pois é por meio de tais práticas que conseguimos medir pontos fracos e fortes de cada universidade. Dessa forma, vamos trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico”, afirma o líder do Ensino Superior FEJEMG, Bernardo Lucas.

Conheça mais sobre o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE).

IES Empreendoras

Realizado a cada dois anos, o IES Empreendoras é um projeto de análise das práticas empreendedoras na educação superior brasileira. Além da pesquisa de percepção dos alunos, utiliza como base de dados as informações declaradas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e fontes secundárias. A avaliação e classificação das universidades e institutos federais são realizadas a partir dos seguintes critérios: cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

Questionário disponível até 31/08

Na última edição do projeto, mais de 24 mil alunos de graduação contribuíram para o melhor entendimento da educação superior brasileira. Agora é a sua vez! Deixe a sua contribuição até o dia 31 de agosto. A Brasil Jr. estima que o tempo médio para responder o questionário é de 10 minutos.

Participe da pesquisa de percepção do projeto IES Empreendoras!

Acesse o Manual de Instruções da Brasil Jr.

Por Coordenadoria de Comunicação Social