Notícias
Comunidade
UFVJM discute reestruturação do Plano Diretor Físico
O Plano Diretor Físico (PDF) da UFVJM, que aborda os processos de ocupação, uso e construção relativos aos cinco campi da universidade, é objeto de atual estudo dentro da instituição. Uma comissão foi especialmente criada para discutir a reestruturação do documento, com participação de diversos segmentos da instituição e integração com a comunidade externa. As últimas edições do plano são de 2009 (campi de Diamantina) e de 2013 (campi fora de sede - Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí).
O objetivo do PDF é apoiar o crescimento e o desenvolvimento da universidade, e suas diretrizes atuais devem ter como eixos a melhor integração entre os diversos usos, principalmente educacionais e culturais, o convívio social e a relação com o entorno, minimizando os impactos negativos decorrentes da sua implantação, assim como a melhoria da qualidade de vida e do equilíbrio ambiental. Assim, o documento apresentará um conjunto de princípios e regras orientadoras do desenvolvimento físico institucional, a partir de diagnóstico científico manifestado pela realidade física e administrativa da universidade, com base na gestão democrática e participativa da comunidade.
Por causa das dimensões e possíveis impactos que um campus universitário pode ter em relação à cidade em que está instalado e à sua própria estrutura, é necessária a elaboração de um documento que assegure as condições físicas para a realização das atividades educacionais, assim como de condições de desenvolvimento da universidade, propiciando qualidade de ensino e a integração da comunidade com o meio educacional.
Construção do PDF
Para a construção do Plano Diretor Físico, os integrantes da comissão devem atentar-se para a importância de espaços de uso coletivo que apresentem atributos de conforto físico, ambiental e afetivo. Relevante também é a definição de centralidades que se concentrem em torno e ao longo dos sistemas e espaços de circulação e permanência, voltando-os ao convívio social. Por fim, devem ser considerados dispositivos de acesso a oportunidades culturais, recreativas, educativas, de moradia, alimentação e, principalmente, de inclusão social. As estratégias devem visar ao equilíbrio na oferta, acessibilidade e apropriação de espaços coletivos dos campi universitários pelo seu corpo social, por moradores e visitantes, afetando diretamente a qualidade do ambiente físico e as condições de sociabilidade e de ampliação da esfera pública.
Dessa maneira, a reestruturação do Plano Diretor Físico da UFVJM deve se dar por meio de um processo democrático que conte com a participação ativa de estudantes e servidores de todos os campi e espaços da universidade bem como de demais membros da sociedade civil, a fim de contemplar as necessidades dos diferentes grupos. A construção coletiva deve considerar a UFVJM como uma instituição que atende e impacta não apenas o seu corpo social atual, mas também o corpo social futuro e toda a sociedade. Nesse sentido, o PDF deve considerar as necessidades de diferentes camadas sociais da população para que a universidade cumpra seu papel social.
Atribuições e competências da Comissão de Reestruturação do Plano Diretor Físico (PDF) da UFVJM:
I - Elaborar a reestruturação do PDF de todos os campi da UFVJM, tentando englobar, também, a temática ambiental;
II - Apresentar no novo documento uma proposta de adequações das edificações no que se refere à acessibilidade e projeto de prevenção e combate a incêndio (PCI), além de informar que as futuras obras desta instituição federal de ensino superior (Ifes) devem estar contempladas no PDF seguindo as devidas orientações;
III - Definir no PDF quais os modus operandi que esta Ifes pretende definir para atingir os objetivos educacionais e institucionais;
IV - Verificar quais as edificações foram construídas ou que estejam em construção, comparando-as com o PDF vigente. Ademais, listar as edificações que foram construídas que não constam no PDF (caso existam), com o intuito de subsidiar a elaboração do PDI 2024-2028;
V - Consultar especialistas nas áreas temáticas definidas no PDF a respeito de questões não resolvidas pelas instâncias responsáveis;
VI - Criar, em conjunto com os gestores dos campi, estruturas de governança para aprovação, implementação, execução e monitoramento do PDF;
VII - Definir ferramentas para monitorar o PDF, com base em indicadores;
VIII - Avaliar os impactos positivos dessa prática integrada com os aspectos acadêmicos, administrativos e comunitários.
Subcomissões
Para melhor atuação e envolvimento com as comunidades interna e externa para a construção do plano, a comissão foi dividida em subcomissões, a saber:
* Subcomissão 1. Diretrizes e parâmetros urbanos e arquitetônicos;
* Subcomissão 2. Meio ambiente, áreas verdes e estrutura urbana;
* Subcomissão 3. Mobilidade e transporte;
* Subcomissão 4. Patrimônio e cultura;
* Subcomissão 5. Segurança;
* Subcomissão 6. Recursos financeiros, cessões, legislação, viabilidade jurídica e econômica;
* Subcomissão 7. Comunicação.
Para alcançar seus objetivos, as submissões estão utilizando várias estratégias, como o envio de questionários.
Ao receber, responda e contribua com a construção do Plano Diretor Físico da UFVJM!
Por Diretoria de Comunicacão Social