Notícias

Institucional

UFVJM adere ao Programa TransformaGov

publicado: 21/02/2022 19h27, última modificação: 21/02/2022 19h27
Termo de adesão foi assinado durante o quarto encontro do evento Webinários da Evolução, realizado hoje (21)

Identidade visual do Programa TransformaGov
Identidade visual do Programa TransformaGov

Durante o evento Webinários da Evolução realizado hoje (21/2), que contou com a participação da Secretária Adjunta de Gestão do Ministério da Economia, Elise Sueli Pereira Gonçalves, a UFVJM aderiu ao Programa TransformaGov, do governo federal. A assinatura do termo de adesão ao programa foi feita pelo reitor da UFVJM, Janir Soares, e pela secretária do ministério. O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), instituído pelo Decreto nº 10.382/2020, tem como objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com a ação, o Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

O reitor, Janir Soares, destacou ser uma alegria agora fazer parte do programa, pois a UFVJM tem muito interesse em estar bem ranqueada, posicionada em termos de gestão e governança. “A gente pode perceber que nos últimos anos teve muita evolução. A organização do Estado está muito evidente. Tanto estamos falando em termos de Ministério da Economia, em Ministério da Educação, do próprio Tribunal de Contas. E as coisas estão conectadas. E essa conexão de lá com cá é muito importante pra nós”.

Segundo o reitor, essa conexão otimiza os macroprocessos da universidade. “A gente consegue colocar as ações do dia a dia da universidade com transparência, mostrando à sociedade como nós estamos executando, acontecendo e fazendo as entregas. Isso nos leva para um nível muito bom de organização. Então, felizmente, podemos dizer que aos poucos as pessoas estão absorvendo isso, com bastante naturalidade”, enfatizou Janir.

A secretária do Ministério da Economia, Elise, destacou que gestão e governança são algo que, às vezes, as pessoas não conseguem colocar na pauta pra fazer, mas, se todo mundo fizer a vida fica muito mais fácil. "Se a área-meio não funciona direito, a área-fim não consegue trabalhar com tempo. E quando a gente fala em área-meio, não é algo que não é perceptível. A gente está falando da estratégia do órgão, ajudar os órgãos a construírem seus planos de gestão estratégica, definirem seus projetos prioritários, aderirem a nossas atas de registros de preços que tratam de objetos comuns para, justamente, o corpo da universidade ter mais recurso para gastar nas outras coisas. Porque as contratações centralizadas são mais em conta e, também, para focar naquilo que é atividade específica da universidade”, detalha a secretária.

Elise informou que mais de 20 instituições de ensino já aderiram ao programa, entre universidades e institutos federais, e que a adesão ao TransformaGov é voluntária. “Fico muito contente de ver essa boa prática, com cada vez mais pessoas batendo à nossa porta. E eu acho que a gente tem um grande futuro pela frente, tanto as universidades mais antigas - a gente já assinou plano com universidade que tem mais de 100 anos, quanto as universidades novas”, destacou.

A lista dos outros órgãos que já aderiram ao TransformaGov pode ser conferida aqui. E, abaixo, está disponível a íntegra do evento, que contou com mais informações de membros da equipe da UFVJM e Ministério da Economia sobre o funcionamento do programa. 


Vídeo do 5º encontro dos Webinários da Evolução

Saiba mais sobre o TrasnformaGov

O programa reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo ME para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão. O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões:

 O TransformaGov compreende ações em cinco dimensões
Demonstração gráfica das cinco dimensões do TransformaGov. São elas: Governança e Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Processos, Infraestrutura e Logística e Arranjos Institucionais e estruturas organizacionais.

Na dimensão “Governança e gestão estratégica”, o programa prevê apoiar os órgãos atendidos no alinhamento entre a Estratégica Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ENDES), as estratégias setoriais, o Plano Plurianual (PPA) e o planejamento estratégico dos órgãos. Esse alinhamento permitirá ao Estado definir com exatidão as políticas públicas que pretende entregar com o orçamento disponível.

O TransformaGov busca a simplificação, a digitalização, a integração e a centralização dos processos finalísticos, gerenciais e de suporte dos órgãos da administração pública federal na dimensão de “Processos”. Já na área de “Arranjos institucionais e estruturas organizacionais”, o programa foca na utilização dos sistemas estruturantes da administração pública federal, parcerias e descentralização administrativa, revisão de macroprocessos e estruturas gerenciais.

Na dimensão de "Infraestrutura e logística" o programa apoia a implementação, a adoção de medidas de racionalização e economia na ocupação predial e nas atividades logísticas. Por fim, a dimensão “Gestão de Pessoas” tem foco no dimensionamento da força de trabalho e otimização dos processos de gestão de pessoas.

Acesse o portal do Ministério da Economia e saiba mais sobre o programa. 

Esse texto conta com informações do portal do Ministério da Economia.

Webinários da Evolução da UFVJM

A notícia sobre a adesão da UFVJM ao Programa TransformaGov foi dada durante o quarto encontro do evento Webinários da Evolução, que vem sendo realizado pela universidade desde o último dia 24 de janeiro. Em um total de seis encontros, em cada semana os Webinários da Evolução discutem temas que estão ligados diretamente à estratégia de transformação e fortalecimento da universidade.

A programação dos eventos apresenta discussão sobre os temas: Apresentação do programa; Estudantes e servidores; Indicadores de governança e gestão; Indicadores acadêmicos; e Modernização organizacional. Os webinários estão sendo realizados sempre às segundas-feiras, às 14h, e vão até o dia o próximo dia 7 de março, tendo como público-alvo toda comunidade acadêmica. Os encontros já realizados podem ser assistidos aqui. Já para participar do próximo encontro, no dia 7 de março, é só acessar o canal oficial da UFVJM no YouTube. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento. 

Ouça o que o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, disse sobre os Webinários da Evolução.

Saiba mais sobre os Webinários da Evolução aqui.

 

Por Diretoria de Comunicação Social